Regional dos Caetés (HRPC) promove prevenção contra o câncer colorretal

31/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Profissional de saúde conversa com pacientes sobre a prevenção do câncer colorretal no Hospital dos Caetés

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, alerta sobre a importância da prevenção do câncer colorretal, pelo Março Azul Marinho. O hospital vem realizando ações de educação em saúde sobre a temática junto a usuários e acompanhantes, com palestras nas áreas de atendimento da unidade hospitalar. A mais recente foi promovida no último dia (29).

O gastroenterologista e cirurgião do Regional dos Caetés, José Marcos da Silva, explica que o câncer de cólon, reto ou colorretal, é um tumor maligno que ocorre tanto no intestino grosso, quanto no reto, que é a parte final do intestino.

“Os principais sintomas deste tipo de câncer, que chamamos de sintomas de alerta, são: emagrecimento, sangramento e anemia. O sangramento pode ser observado, através do sangue que sai nas fezes. Depois dependendo do lugar que o tumor cresça na parte do intestino, pode acontecer a obstrução intestinal. E normalmente no cólon direito do intestino quando aparece, a pessoa tem anemia, causado pelo sangramento lento, mas crônico, que pode ser detectado através do exame de sangue.”

O câncer desse tipo se desenvolve em pessoas com idade igual ou acima dos 50 anos, excesso de peso e a ingestão de alimentos não saudáveis, muito gordurosos, enlatados e embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, carne seca, charque, peixes gordurosos, carne seca e entre outros).

Por isso, o médico recomenda a manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.

O autônomo, Rosivaldo dos Santos, 54 anos, aprovou a iniciativa

O autônomo, da cidade de Ourém,  distante de Capanema cerca de 55 Km, Rosivaldo Pantoja dos Santos, 54 anos, estava na recepção do hospital, aguardando por atendimento e aproveitou para participar da roda de conversa. “É bom a gente ouvir as palavras do médico para ficar atento e, assim, passar para outras pessoas. Infelizmente, perdi minha esposa para um câncer e já conheço como é viver assim”.

Hoje o HRPC realiza o exame de colonoscopia, que detecta o câncer de colorretal em usuários encaminhados, via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), para realização do procedimento. São 50 exames disponíveis, mensalmente.

SERVIÇO: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC