Santa Casa tem disponíveis 161 leitos clínicos e de UTIs para pacientes de Covid-19

Os mais de 150 leitos já estão disponíveis para ajudar a reduzir a demanda por atendimento

Para garantir atendimento a todos que procuram por tratamento devido à Covid-19, a Fundação Santa Casa do Pará ampliou o número de leitos, tanto de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), como de leitos clínicos. A oferta desses novos leitos busca se juntar aos esforços que o governo do Estado vem empreendendo por conta da alta demanda ocasionada pela pandemia, que gera impactos significativos no sistema de saúde estadual, principalmente na Região Metropolitana de Belém (RMB).

São 161 leitos para atender pacientes de Covid-19, sendo 91 leitos de enfermaria, com capacidade para 20 adultos, 15 pediátricos e 56 obstétricos, além de mais 70 leitos de UTI, dos quais 35 são para atender adultos, 10 pediátricos (crianças), 20 neonatais (recém-nascidos) e cinco para obstetrícia.

Segundo o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, a ampliação e manutenção desses leitos na Santa Casa só foram possíveis com o aval que o governo do Estado, por meio da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), vem dando diretamente, em conjunto com o empenho dos profissionais de saúde que estão na batalha contra a pandemia.

O gestor informou também que a Santa Casa vem garantindo todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) às equipes, fazendo as atualizações necessárias de acordo com a evolução da pandemia e as determinações de órgãos competentes. “Mesmo diante da escassez de equipamentos de proteção individual no mercado, nós temos oferecido tudo, adequadamente, aos nossos servidores, para que eles possam atuar atendendo à população sem adoecer”, ressaltou Bruno Carmona.

Contratação – Para manter em funcionamento essa estrutura, a Fundação Santa Casa do Pará abriu processo seletivo para farmacêuticos e agentes administrativos. A instituição também está recebendo currículos de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, especializados e/ou com experiência profissional em Unidade de Terapia Intensiva no atendimento/acompanhamento de pacientes graves ou com complicações respiratórias, e ainda experiência em urgência e emergência.

Mais informações estão disponíveis no site da instituição – www.santacasa.pa.gov.br -, clicar o link preenchimento do formulário padrão disponível e anexar o Curriculum Vitae (PDF), enviando o documento para o e-mail selecao@santacasa.pa.gov.br, nominando o assunto com a vaga pretendida: Médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico em enfermagem, farmacêutico ou agente administrativo. Os contratos, quando assinados, terão vigência de seis meses e poderão ser prorrogados enquanto perdurarem os efeitos da pandemia da Covid-19.

“E para atender a uma determinação do governo do Estado, estamos desde sábado fazendo algumas adaptações no formato de atendimento da Santa Casa, e conseguimos aumentar o número de leitos de UTI específicos para os pacientes com Covid-19. Neste momento, a Santa Casa está destinada a receber os pacientes graves com Covid-19, e no meio da semana já começamos a atender também os pacientes de obstetrícia vindos do Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. Com esse aumento no número de leitos, a gente espera atender toda a demanda”, informou Bruno Carmona.

Texto: Helder Ribeiro

Foto: Ascom/Santa Casa

Você pode gostar...