“Saúde por todo o Pará” chega a indígenas Kayapó no município de Tucumã

“Saúde por todo o Pará” chega a indígenas Kayapó no município de Tucumã

16/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ao todo, foram 218 atendimentos realizados entre consultas, exames e testes rápidos

Os indígenas da etnia Kayapó, da Aldeia Mojdjã, no município de Tucumã, foram os primeiros a receber a nova etapa da expedição “Saúde por todo o Pará”. Depois de passar pela Ilha do Marajó, o projeto segue, a partir deste mês, para uma série de atendimentos às populações dos quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) no Estado.

Formada por profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e acompanhada pela Coordenação de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt) da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), a equipe do Projeto desembarcou na aldeia Mojdjã nesta quarta-feira (15).

Indígenas da etnia Kayapó, da Aldeia Mojdjã, recebem atendimento

Ao todo, foram 218 atendimentos realizados entre consultas multiprofissionais, exames de sangue e laboratoriais testes rápidos para detecção de covid-19, sífilis, hepatites B e C, malária e HIV. Além dessa aldeia, a Expedição levará serviços básicos de saúde para as aldeias Pukatum, no dia 16, Kenopure, no dia 17, e Kranhkro, no dia 18 e nos postos de vigilância do território Kayapó, no dia 19.

A família do indígena Bepkoti Kayapó foi uma das atendidas na ação. Para ele, além da gratidão, a chegada da equipe reforça um trabalho de conscientização sobre saúde que vem sendo feito ao longo dos últimos anos na região. “Receber uma equipe como essa, mostra o quanto nossa saúde é importante. É um apoio que precisamos para conscientizar nossos parentes em outras aldeias e distritos” declarou Bepkoti que também é agente de saúde pelo DSEI.

Eliene Putira Sucuena, da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais na Sespa,

Coordenadora de Saúde Indígena e Populações Tradicionais na Sespa, Eliene Putira reforça os objetivos da equipe e os resultados que poderão ser alcançados a partir dos atendimentos. “É importante que a gente leve para essas comunidades uma saúde de qualidade, interagindo com a interculturalidade desses povos. Nesse contexto, o governo do Estado vem trabalhando para além saúde, fortalecendo também políticas de educação e territorialidade pelo bem viver dos povos indígena” frisou a coordenadora.

As ações nos territórios indígenas contam com a participação da equipe multiprofissional da Sespa, do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além do DSEI Kayapó, essa edição da expedição Saúde por todo o Pará passará ainda por outros três distritos: DSEI Altamira (13 e 23 de outubro), contemplando a etnia Xikrin do Bacajá; DSEI Guamá Tocantins (8 a 13 de novembro), acolhendo a etnia Parakanã; e DSEI Tapajós (17 a 25 de novembro), voltada para a etnia Munduruku.

Assim como na primeira etapa da expedição realizada no Marajó, um dos objetivos do governo do Estado com essa iniciativa é traçar um diagnóstico mais preciso sobre o cenário de saúde em cada território indígena, permitindo a ampliação de estratégias já desenvolvidas para a garantia de atendimentos de alta e média complexidades.

Texto: Marcelo Leite/HC
Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará