Secretaria de Saúde do Pará promove oficina de planejamento em saúde

06/06/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ação atualiza as equipes da rede pública sobre normas, processos e instrumentos de planejamento institucional do SUS

De hoje (6) até sexta-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoverá a “Oficina de Planejamento em Saúde e Planejamento Regional Integrado”. O evento tem como objetivo principal realizar uma capacitação sobre normas, processos e instrumentos de planejamento institucional do SUS, alinhando com os profissionais presentes as etapas e metodologias do Planejamento Regional Integrado (PRI).

O alinhamento entre as três esferas públicas de saúde (municipal, estadual e federal) é de extrema importância para um sistema público de saúde de qualidade. A programação irá apresentar as ferramentas utilizadas para desenvolver o planejamento de saúde de cada município e as ferramentas para prestação de conta dos recursos utilizados na saúde das cidades.

Pelo seu tamanho, o Pará tem desafios particulares para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde no estado. Por isso, o evento será dividido em duas etapas. Nos dois primeiros dias, serão apresentadas as formas gerais que os sistemas de saúde são organizados no país, como forma de auxiliar no planejamento de todos os municípios.

Nos últimos três dias, serão apresentadas as particularidades de cada região do Pará por parte dos participantes presentes na oficina. Segundo Pedro MacDowell, analista técnico de políticas sociais do Ministério da Saúde, elaborou a divisão dos dois momentos da oficina.

“Primeiro, vamos debater a importância do uso de todos os instrumentos disponíveis para o bom funcionamento do SUS e depois aprofundar o planejamento regional, de que forma fazer isso, entender os indicadores de cada região, o que há em cada município de serviços, especialidades, hospitais, unidades básicas de saúde, para enfim falarmos sobre a organização das necessidades e ofertas de cada território”, afirmou MacDowell.

Segundo o palestrante, o objetivo principal desse debate é tornar o Sistema Único de Saúde do Pará mais eficiente, diminuir os deslocamentos para atendimentos especializados e facilitar o acesso de todos à forma de salvar vidas e prevenir doenças.

O evento está sendo acompanhado por 80 servidores de saúde do estado, entre funcionários da Sespa, conselheiros estaduais de saúde e outros funcionários envolvidos na organização do sistema.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa
Fotos: José Pantoja/Sespa