Secretária de Vigilância em Saúde conhece estrutura do Laboratório Central do Pará

Secretária de Vigilância em Saúde conhece estrutura do Laboratório Central do Pará

26/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

Secretária Ethel Maciel recebe informações técnicas durante visita ao Laboratório Central

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) recebeu, nesta quarta-feira (26), a visita da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, acompanhada pelo diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Márcio Garcia, e pelo diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde e Ambiente, Pedro da Silva. A comitiva foi recebida pelo diretor do Lacen, Alberto Júnior; pela vice-diretora da unidade, Valnete Andrade, e pela diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Alessandra Bentes.

Segundo Ethel Maciel, a finalidade da visita foi conhecer pessoalmente as instalações do Lacen no Pará, que segundo ela tem infraestrutura e profissionais qualificados. “É importante a gente conhecer pessoalmente a unidade e trabalhar em conjunto para que o Laboratório possa ampliar a realização do número de testes que já são feitos aqui, e assim possa auxiliar ainda mais o Ministério da Saúde nesta região, que é estratégica para nós”, informou.

Reunião da equipe do Ministério da Saúde com o diretor do Lacen-PA, Alberto Júnio e com a diretora de Vigilância em Saúde, Alessandra Bentes

Referência – A principal proposta é consolidar o Lacen-PA como Laboratório de Referência em Vigilância em Saúde na Amazônia. “Esperamos que amplie a referência para o Ministério da Saúde, e para o Brasil, e vamos trabalhar em conjunto nos próximos meses para que isso se efetive o mais rápido possível”, disse a secretária.

Segundo Alberto Júnior, o apoio do Ministério da Saúde é fundamental para a ampliação e reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido no Lacen-PA. “O apoio do Ministério da Saúde, inclusive, será importante para sensibilizar os municípios paraenses a enxergarem o Lacen como suporte fundamental para a eficácia de todas as ações de vigilância em saúde e ambiental no Pará”, avaliou.

Comitiva do Ministério da Saúde em visita ao Laboratório Centraol do Estado

Para a diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Alessandra Bentes, é muito importante a atenção do Ministério da Saúde ao Lacen, especialmente para ver de perto a capacidade instalada e a qualidade dos serviços prestados pelo Laboratório Central. “É importante ressaltar a parceria entre o Ministério da Saúde e o Governo do Pará, demonstrando a importância do nosso Estado na região amazônica, ou seja, um alinhamento fundamental para que nós possamos melhorar as condições de saúde da população”, garantiu.

Texto e fotos: Roberta Vilanova/Sespa