Serviço de Nutrição e Dietética auxilia tratamento de pacientes no Hospital Público dos Caetés

05/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Regional Público dos Caetés é referência para vários municípios do Nordeste do Pará

Os usuários do Hospital Regional Público dos Caetés “Dr. Jorge Neto da Costa” (HRPC), em Capanema, município do Nordeste do Pará, contam com os serviços em várias especialidades. O Serviço de Nutrição é essencial na prevenção de casos de desnutrição e seus agravos em pacientes encaminhados de outras unidades, ao oferecer visita admissional até 24 horas após a internação.

As intervenções incluem triagens nutricionais individualizadas, por meio de entrevista completa, que ajuda o paciente a relembrar fatos relacionados à doença, facilitando a identificação de hábitos alimentares, preferências e aversões, entre outros aspectos.

Alana Cruz, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética

De acordo com a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), nutricionista Alana Cruz, a avaliação conta com a aferição do peso e altura, para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). “É importante verificar as circunferências da cintura, quadril, braço, pescoço e panturrilha, verificando também a ingestão alimentar desses pacientes, se houve perda de peso ou redução no apetite nos últimos meses”, informou a nutricionista.

Planejamento – A partir da coleta de informações, a equipe do SND terá um cenário mais definido para definir se o paciente apresenta algum déficit nutricional ou desnutrição, e assim elaborar o planejamento de uma intervenção nutricional precoce.

Paciente Evandira Barros Pinto

Natural do município de Quatipuru, a mais de 50 km de Capanema, a doméstica Evandira Barros Pinto, 45 anos, passou pela avaliação. Internada desde o último dia 26 de agosto, vítima de acidente de trânsito, ela fraturou um dos braços. Segundo Evandira, “a comida aqui é ótima! Tudo o que eles fazem é com muito carinho. Sempre perguntam o que queremos de almoço ou janta. São seis refeições diárias, e não tenho do que reclamar. Estão de parabéns!”.

Alana Cruz destacou a importância da alimentação saudável para garantir os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo, quando se trata da recuperação de uma pessoa internada. “Esse aspecto adquire uma relevância ainda maior, já que muitas doenças podem aumentar a demanda nutricional. Nesse sentido, refeições compostas por nutrientes adequados e equilibrados, além de contribuírem para o fortalecimento do sistema imunológico, também auxiliam na recuperação do paciente”, afirmou a coordenadora, informado ainda que a equipe do SND é composta pelas profissionais Fernanda Monteiro e Gisele Lima.

Estrutura – O HRPC oferece assistência de média e alta complexidade. Os pacientes atendidos são oriundos dos municípios vinculados ao 4° Centro Regional de Saúde (4°CRS), composto por Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu. Mas também são atendidos usuários provenientes de outras regiões. Os pacientes podem ter acesso à assistência no HRPC com encaminhamento via Central Estadual de Regulação.

Serviço: O HRPC é um órgão da rede pública de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública). A unidade hospitalar, que atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde), funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno /HRPC

Foto: Marco Santos/Ag. Pará