Serviços da Policlínica Itinerante serão oferecidos em seis municípios da região Nordeste

Os atendimentos chegam para a população na fase inicial dos sintomas, a fim de evitar agravamento

Os municípios de Santo Antônio do Tauá, Colares, Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas, Bujaru e Acará, no Nordeste do Pará, receberão no período de 30 de março a 15 de abril serviços de saúde oferecidos pelo Governo do Pará, por meio da Policlínica Itinerante. Será oferecido atendimento médico exclusivo para pessoas que apresentarem sintomas leves e moderados de Covid-19.

Além da consulta médica após a triagem, o paciente que apresentar quadro clínico suspeito da doença provocada pelo novo coronavírus poderá ser submetido, sob prescrição médica, a exames, como teste rápido, RT-PCR, IgG e IgM, e receber medicamento, quando necessário.

“O objetivo é realizar o atendimento precoce para evitar que o paciente, com sintomas leves e moderados, agrave. Sintomas como tosse, dor de garganta, falta de paladar, falta de olfato são considerados sintomas leves da doença, que precisam ser avaliados. Por isso, quem tiver com esse quadro deve procurar nossas ações”, orienta Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica Itinerante.

Segundo ela, o acesso aos serviços de saúde da unidade itinerante estará disponível durante dois dias em cada município, das 8 às 13 horas. A Poli Itinerante terá capacidade para 200 atendimentos diários. “Essa é um estratégia que o Estado tem usado, e que verificamos que realmente tem gerado resultados positivos. Tivemos essas ações no ano passado e percebemos que há procura por esse atendimento agora. Por isso, optamos por intensificar, não somente na Região Metropolitana, mas em todo o Estado”, reforça Alessandra Amaral.

Com a Poli Itinerante, o governo do Estado leva atendimento a todas as regiões

Prevenção – Além do atendimento ofertado pelas Policlínicas itinerantes, a coordenadora ressalta a importância da prevenção da doença. “As pessoas devem evitar as aglomerações, fazer o uso de máscara, lavar sempre as mãos e usar o álcool em gel. Só assim, a gente vai conseguir evitar que a doença continue proliferando”, reitera.

As ações da Poli Itinerante estão entre os esforços do Estado no combate à Covid-19, garantindo assistência para a população de todas as regiões. “O nosso intuito com as policlínicas é levar atendimento médico a quem necessita, desde os primeiros sinais e sintomas da doença, para reduzir os riscos de agravamento do quadro clínico”, enfatiza o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Os serviços da Poli Itinerante vão beneficiar nas próximas semas moradores do Nordeste paraense

Ele destaca que os serviços itinerantes já beneficiaram as regiões de saúde do Xingu, Baixo Amazonas, Tapajós e Marajó, além das policlínicas em atividade em Belém, instaladas no estacionamento do Hangar (ao lado do Hospital de Campanha), Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) e Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), e dos serviços da Poli Metropolitana e das ações do TerPaz (Programa Territórios Pela Paz) aos sábados e domingos, que temporariamente estão atendendo pessoas com sintomas leves e moderados da Covid-19. “Nossa intenção é atender todas as regiões do Estado”, garante o titular da Sespa, lembrando que os municípios de Capanema, Bragança, Tracuateua, Augusto Corrêa e Viseu, na Região de Integração Rio Caetés, também receberão no período de 30 de março a 12 de abril serviços de saúde oferecidos pelo Governo do Pará, por meio da Policlínica Itinerante.

Calendário e locais de atendimento da Policlínica Itinerante nos seis municípios:

Santo Antônio do Tauá: 30 e 31/03 – na Escola Estadual de Ensino Médio Inácio Moura, localizada na Avenida Senador Lemos, 1698 – Centro;

Colares: 02 e 03/04 – na Escola Estadual José Malcher, localizada na Travessa Deodoro da Fonseca, s/n;

Vigia de Nazaré: 05 e 06/04 – na Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Kennedy, situada na Rua Barão de Guimarães, 591 – Centro;

São Caetano de Odivelas: 08 e 09/04 – na Escola Desembargador Osvaldo Brito de Farias, na Rua Visconde de Souza Franco, 91;

Bujaru: 11 e 12/04 – na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Angelo Frosi, na Rua Lauro Sodré, 1413 – Centro;

Acará: 14 e 15/04 – na Escola Estadual Felipe Patroni, na Travessa São José, 12 – Centro.

Serviço: Policlínica Itinerante em seis municípios da região Nordeste. Atendimentos para casos leves e moderados de Covid-19, sempre das 8 às 13 h.

Texto: Mozart Lira/Sespa

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Você pode gostar...