Sespa acompanha ampliação de atendimento de Covid-19 em Marabá

Nesta terça-feira (16), uma equipe técnica da Sespa esteve em Marabá, no sudeste do Estado, para acompanhar a implementação dos leitos exclusivos para Covid-19 ofertados pelo governo estadual em parceria com o poder municipal. Também foram montadas, estratégias de ação de combate ao coronavírus.

“Nós estamos analisando as estatísticas, as taxas de ocupação dos leitos e as solicitações recebidas em cada município da macro-região para viabilizar ações para que nenhum paraense que precise de um leito fique desassistido. Além de ter um planejamento estratégico, precisamos também agir rápido, e é por isso que nós estamos indo aos municípios, olhando de perto como está sendo feito o manejo clinico, a rotatividade dos leitos e o tratamento dado aos pacientes’’, garantiu o secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz.

Hoje, o governo do estado ampliou em mais de 40 leitos, o atendimento exclusivo para casos de Covid-19 em Marabá. O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) oferta 12 leitos clínicos e 30 leitos de UTI para pacientes com coronavírus. Em convênio com a prefeitura municipal, o governo estadual implementou oito leitos de UTI e 16 leitos clínicos no Hospital Municipal de Marabá. A estratégia de contingenciamento é para que não o sistema de saúde da região não sofra pressão.

É importante a participação da Sespa junto com a gente aqui. Essa parceria, somada as ações que estão sendo desenvolvidas, trarão segurança aos pacientes. Com as aberturas desses novos leitos, conseguimos dar mais agilidade no atendimento para a região sudeste’’, acrescentou o diretor do HRSP, Waldermir Girato.

Policlínica Marabá – A equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tendo à frente o secretário adjunto Sipriano Ferraz, visitou o local onde será implantado a Policlínica do Sudeste. Entre as ações previstas também no Hospital Regional do Sudeste estão o serviço de oncologia, ressonância magnética e hemodinâmica que devem ser ofertados até o fim do ano. Já a Policlínica deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2022.

Texto: Bruna Brabo/Secom

Fotos: Ag.Pará

Você pode gostar...