Sespa alerta sobre medidas preventivas contra a dengue no estado

dengue, zika e chicungunya (Foto: Fiocruz)

Com o aumento das chuvas na região amazônica, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alerta a população para ficar atenta às medidas preventivas e as Secretarias Municipais de Saúde para a importância da notificação imediata de casos graves e óbitos suspeitos por dengue à Coordenação Estadual de Controle da Dengue, pois, para a confirmação de óbitos por dengue, é necessária a investigação epidemiológica com aplicação do protocolo específico e os exames de sorologia e isolamento viral no Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) e Instituto Evandro Chagas (IEC)”.

Desde 2016, seguindo a proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde utiliza três tipos de classificação de dengue, ou seja, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

Aline Carneiro, coordenadora estadual de Controle da Dengue

Segundo a coordenadora estadual de Controle da Dengue, Aline Carneiro, os exames de sorologia e isolamento viral são fundamentais para saber que tipos de vírus estão circulando no Pará. “Nos exames realizados em 2019 foram identificados 21 casos de dengue tipo e 45 tipo 2”, mas o fato de ter poucos casos isolados não significa que não estejam mais circulando”, disse a coordenadora.

O Pará registrou reduções de 67,57% nos casos de febre Chikungunya e de 47,43% de Zika, em relação a 2018. Somente a dengue teve um aumento de 13% em relação a 2018. Não houve nenhum óbito por essas doenças em 2019.

Os dez municípios com mais casos de dengue são Canaã dos Carajás (272), Conceição do Araguaia (248), Senador José Porfírio (182), Novo Repartimento (104), Belém (93), Anapu (80), Vitória do Xingu (75), Rurópolis (66), Pacajá (64) e Ourilândia do Norte (61).

Conforme Aline Carneiro, evitar acumulo de água continua sendo a melhor maneira de combater o mosquito da dengue, pois sem criadouros o Aedes aegypti não nasce. “Essa é a parte principal que cabe à população, que também deve procurar ajuda médica aos primeiros sinais e sintomas dessas doenças, já que o início é semelhante a um resfriado, mas podem se agravar e até matar”, alertou .

Nesse sentido, é válido lembrar as medidas que a população deve adotar diariamente na sua casa: guardar as garrafas sempre viradas para baixo, encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda; manter bem tampados baldes, tonéis e caixas d’água, guardar pneus ao abrigo da chuva e da água, limpar calhas no telhado; não deixar água parada sobre a laje; colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada; e fazer sempre manutenção de piscinas utilizando produtos químicos apropriados.

Ações – Para manter essas arboviroses sob controle no estado, a Sespa vem desenvolvendo diversas ações em conjunto com todos os municípios tais como: Plano de Contingência estadual de Dengue, Chikungunya e Zika vírus para 2019, emissão de informe epidemiológico mensal, reunião com municípios da Região Metropolitana de Belém, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Coordenação de UBV com a participação de coordenadores de Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Endemias; realização de seminários para debater estratégias; supervisão das atividades de controle vetorial nos nove municípios do 12º Centro Regional de Saúde (CRS), treinamento para supervisor de campo para os municípios do 3º CRS e implantação das estações disseminadoras em dois condomínios de Belém e Ananindeua para avaliação de método inovador de combate ao vetor; e bloqueio de transmissão em municípios com mais focos.

Texto: Roberta Vilanova

Foto: José Pantoja