Sespa divulga alerta técnico para se evitar aglomerações no feriado de Corpus Christi

Sespa recomenda que se evite aglomerações em balneários

Com o feriado de Corpus Christi e o ponto facultativo em órgãos públicos, nesta sexta-feira (04), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alerta para os riscos de contaminação pelo novo coronavírus nos deslocamentos das pessoas às praias e balneários no interior, como já foi registrado em feriados prolongados anteriores.

Por meio de alerta técnico divulgado pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa, o uso da máscara, a higienização das mãos com água e sabão líquido ou uso de álcool 70%, o distanciamento social para não ocorrer aglomeração de pessoas e a rejeição em permanecer em ambientes fechados ainda são as medidas mais eficazes no enfrentamento da COVID-19. “No entanto, estas iniciativas dependem essencialmente da adesão e do comprometimento de cada cidadão com a sua saúde, do seu próximo e de toda a população”, recomenda a diretora do Departamento, Mílvea Carneiro.

A nota emitida pelo Departamento ressalta também a importância e a obrigatoriedade do uso correto da máscara tanto nos estabelecimentos públicos como nos privados, quanto em vias públicas. “Destacamos ainda que a população não pode abandonar o uso da máscara neste momento, mesmo as pessoas que já foram vacinadas, em face da situação epidemiológica atual e do potencial risco de disseminação de novas variantes de COVID-19”, ressalta Mílvea Carneiro.

Pelo documento, a Sespa recomenda a população que, em caso de apresentação de sintomas para a Covid-19, deve-se procurar uma unidade de saúde para avaliação clínica e testagem, bem como realizar isolamento, segundo orienta a equipe de saúde assistente.

“Lembramos que a forma mais segura de celebrar o Corpus Christi é ficar em casa, apenas com as pessoas que moram com você”, afirma, Mílvea Carneiro.

Ela recomenda que se evite viagens desnecessárias, em particular para Estados onde há ocorrência da nova variante e para áreas com alta incidência da Covid-19.

SERVIÇO

O alerta emitido pela Sespa pode ser encontrado nos links (http://www.saude.pa.gov.br/institucional/gabinete-do-secretario-de-saude/nota-tecnica/) e (http://www.saude.pa.gov.br/coronavirus/).

Texto: Mozart Lira/Sespa
Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará

Você pode gostar...