Sespa e Segup iniciam ações pelo Mês da Consciência Negra

Sespa e Segup iniciam ações pelo Mês da Consciência Negra

10/11/2021 Off Por Mozart Lira

Para marcar o mês da Consciência Negra, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) prosseguem nesta quarta-feira, 10, no Quilombo América, em Bragança, as ações de saúde e cidadania.

A programação, que iniciou nesta terça-feira, 09, inclui atendimento médico com clínico geral, ginecologista, pediatra, além de assistência farmacêutica, regulação para consultas em especialidades, testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, distribuição de kits de saúde bucal e emissão de 100 carteiras de identidade.

Há, também, palestras de combate ao racismo, saúde do homem – alusivas à campanha “Novembro Azul”, saúde bucal e saúde do idoso.

“Na Sespa, durante o ano inteiro, atuamos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, desenvolvendo políticas de promoção de saúde em que a igualdade racial está sempre inserida. Mas aproveitamos o mês de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra no dia 20, para sensibilizar a população e trazer visibilidade para a importância desse tema, realizando ações de saúde e cidadania nos quilombos”, explica o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho.

Ele ainda destaca a ação como importante via de acesso a oportunidades e serviços sociais. “Nossas ações têm como principal objetivo dar voz as essas comunidades, pois os trabalhos que desenvolvemos reforçam as garantias que lhes são por direito”, explicou.

A comunidade do América fica localizada na área rural do município de Bragança, tem mais de 200 anos de existência e foi certificada pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2015, após um processo de autoreconhecimento da identidade quilombola e de ações históricas sobre a valorização tradicional da presença cultural africana no cotidiano da comunidade.