Sespa entrega 133 carteiras de identificação para pessoas com autismo em três municípios

15/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

A coordenadora Nayara Barbalho ao lado de um beneficiado com a carteira de identificação

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), entregou 133 carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA), nesta quarta-feira (15), nos municípios de Barcarena, Abaetetuba e Igarapé-Miri, na Região de Integração Tocantins.

A ação do projeto itinerante visa descentralizar e regionalizar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e garantir o acesso a medidas coletivas e integradas de atenção à saúde, educação e cidadania. Também foi realizada capacitação para profissionais de saúde, educação e assistência social, e também para o público em geral presente nos espaços de entrega das carteiras.

A ação itinerante também inclui o espaço para empreendedoras

Inclusão – Em Barcarena e Abaetetuba houve ainda a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, com a participação de representantes de associações e familiares de pessoas com TEA. “É muito importante que medidas como essas sejam adotadas. No caso do autismo, por exemplo, a identificação pode evitar o constrangimento de mães e familiares que precisam enfrentar filas, e até mesmo atendimentos em instituições públicas e privadas”, explicou Nayara Barbalho, titular da Cepa.

Foram entregues 99 carteiras em Abaetetuba; 23 em Barcarena e 11 em Igarapé-Miri. As ações itinerantes da Cepa oferecem, ainda, orientações sobre rede de atendimento, condutas e abordagens, e outros temas de relevância sobre autismo.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa