Pré-Natal do Parceiro está disponível no SUS

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no Dia Nacional do Homem, comemorado nesta quarta-feira (15), alerta a população masculina de que no Sistema Único de Saúde (SUS) existe o Pré-Natal do Parceiro, que está inserida no eixo Paternidade e Cuidado da Política Nacional de Atenção integral à Saúde do Homem (PNAISH).

O Pré-Natal do Parceiro visa a envolver o homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento da criança, integrando-o nos cuidados com a saúde, ou seja, além de dividir com a mãe a responsabilidade pelos cuidados com o filho, o pai passa a ter também um acesso melhor para cuidado com sua própria saúde.

Portanto, essa estratégia pode ser considerada uma importante porta de entrada do SUS para a população masculina, pois ao acompanharem suas mulheres ou companheiras na consulta do pré-natal, os homens serão abordados por profissionais de saúde e, da mesma forma que as mulheres, terão acesso às consultas de pré-natal, exames de rotina, testes rápidos, aferição de pressão arterial e verificação das medidas antropométricas, atualização do cartão de vacina, participação nas atividades educativas e será incentivado a participar do parto e ter cuidados com a criança.

Para ter acesso ao programa, basta o homem ir junto com parceira para iniciar o pré-natal. Mas para que isso ocorra da melhor forma possível é fundamental que os profissionais estejam capacitados para fazer essa abordagem, já que a população masculina costuma ser resistente ao autocuidado.

Videoconferência – E com essa visão, foi que a Coordenação de Saúde do Homem, realizou, nesta quarta-feira (15) às 10h a videoconferência “Pré-Natal do Parceiro”. O evento organizado pela Coordenação Estadual de Saúde do Homem teve como convidado o técnico da Coordenação de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto Moreira da Silva, e contou com a participação de profissionais que trabalham a Política de Saúde do Homem nas Unidades Básicas de Saúde, coordenadores de Saúde da Mulher e do Homem de diversos municípios e dos Centros Regionais de Saúde da Sespa, num total de 75 pessoas.

Diego Cutrim,coordenador estadual de Saúde do Homem

Segundo o coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim, o objetivo foi abordar o pré-natal do parceiro e a importância da paternidade responsável, que são dispositivos que estão inseridos na Política Nacional de Atenção integral à Saúde do Homem (PNAISH). “Eles trazem diversos benefícios para a família como o compartilhamento de responsabilidades no cuidado do recém-nascido, redução de episódios de violência doméstica, diminuição de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo a sífilis congênita e a busca ativa do homem para inseri-lo nos serviços de saúde do SUS, diminuindo o índice de comorbidades e mortalidade do público masculino”, explicou.

A Coordenação Estadual de Saúde do Homem também tem realizado capacitações de profissionais de saúde por meio de oficinas realizadas nos 13 Centros Regionais de Saúde, fomentando e promovendo a PNAISH, que ainda registra baixa adesão no Pará. “Estamos trabalhando para reverter esse cenário e superar obstáculos tais como falta de financiamento por parte do Ministério da Saúde, pouco engajamento dos gestores municipais, receio dos homens de descobrirem doenças e assumirem algum tipo de fragilidade e outros preconceitos culturais do gênero masculino”, concluiu o coordenador estadual.

Texto e foto: Roberta Vilanova/Sespa

Banner: Daniella Eguchi