Sespa leva serviços de saúde à comunidade da Cabanagem

Equipe de Saúde Bucal realiza palestra sobre saúde bucal

Por meio do Programa Territórios pela Paz, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) levou à comunidade da Cabanagem, no último sábado (13), novas ações educativas e serviços de saúde, totalizando 925 procedimentos.

Com sede na Escola Estadual de Ensino Médio José Valente Ribeiro, a Sespa ofereceu consultas médicas nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Pediatria, além de avaliação nutricional, testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatite B e palestra sobre Saúde Bucal com distribuição de kits de higiene bucal (escova, creme dental e fio dental).

A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessndra Amaral, fez um balanço positivo do trabalho da Sespa nesse primeiro momento do Ter Paz na Cabanagem m. “Foram realizadas 173 consultas médicas, sendo 90 em Clínica Médica, 52 em Pediatria e 31 em Ginecologia, havendo encaminhamento de 65 pacientes para consultas especializadas, agendamento de 45 exames e de seis consultas em cirurgia geral, tudo por meio do Sistema de Regulação Estadual”, informou a coordenadora estadual.

Criança passa por avaliação nutricional

Foram, contabilizadas também 111 aferições de pressão arterial, 85 exames de glicemia capilar, 51 avalições nutricionais, 43 teste rápidos de HIV, 50 testes rápidos de sífilis, 46 testes rápidos de hepatite B e 50 testes rápidos de hepatite C.

“No que se refere à Saúde Bucal, fizemos palestras para 100 pessoas entre crianças e adultos com a distribuição de um kit de higiene bucal para cada participante”, acrescentou Alessandra.

A próxima ação está agendada para o dia 20 de julho, das 8h às 13h, na mesma escola.

Texto: Roberta Vilanova

 

 

 

Você pode gostar...