Sespa participa de encontro promovido pela Unicef sobre políticas de segurança alimentar

Sespa participa de encontro promovido pela Unicef sobre políticas de segurança alimentar

11/11/2021 Off Por Roberta Vilanova

Por meio da Coordenação Estadual de Nutrição, a Sespa participou da programação em quatro momentos

Termina nesta quinta (11), o “I Encontro intersetorial para a promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional e prevenção da desnutrição, sobrepeso e obesidade nas escolas públicas e privadas de Belém”, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e Prefeitura de Belém, por meio de suas secretarias municipais de educação (Semec) e Saúde (Sesma), além da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE). O evento, realizado inteiramente online, começou na quarta (10).

Por meio da Coordenação Estadual de Nutrição, a Sespa participou da programação em quatro momentos. De acordo com Thais Granado Santos, nutricionista e técnica do CEN, o evento serviu para fomentar discussões e reflexões sobre o assunto junto à comunidade das escolas públicas visando traçar estratégias para prevenção da desnutrição, sobrepeso e obesidade.

O CEN tratou de sub-temas como “Perfil nutricional da população infanto-juvenil”, com a nutricionista Walkíria de Moraes Silva, coordenadora do Centro; “Programa Cantina Escolar Saudável e Cantina Escolar Saudável no Serviço Privado”, com a técnica do CEN, nutricionista Maria de Nazaré Lima; “Guia alimentar para a população brasileira”, com a nutricionista Débora Celeste Cunha Santa Brígida, técnica do 1º Centro Regional de Saúde; e “Horta como promotora da alimentação saudável em equipamentos públicos municipais”, assunto abordado pela própria Thais Granado Santos.

“A participação de diversos atores é fundamental, já que existem vários aspectos implicados no contexto da segurança alimentar e má nutrição e nos impactos ocasionados na saúde e na vida das pessoas, em especial crianças e adolescentes. A má nutrição está relacionada aos quadros de desnutrição, sobrepeso, obesidade, que sozinhas já causam impactos na vida das pessoas e da comunidade, nos sistemas de saúde, e que exigem de todos um grande envolvimento, em especial no planejamento de ações capazes de produzir algum efeito positivo diretamente na vida das famílias, mas que também possam contribuir com a comunidade”, detalha a nutricioista.

Texto: Carol Menezes/Secom

Foto: Divulgação