Sespa promove a 5° edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, no Porto Futuro. Evento segue até domingo (29).

Sespa promove a 5° edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, no Porto Futuro. Evento segue até domingo (29).

29/01/2023 Off Por ASCOM

Doces, salgados, roupas, materiais pedagógicos e artesanatos. Esses são alguns dos produtos que estão sendo comercializados durante a programação da 5° Feira do Empreendedorismo Inclusivo, que acontece durante todo o fim de semana no Porto Futuro, em Belém. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) e segue até domingo (29).

São onze expositores, entre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e associações, que estão divididos nos estandes montados para o evento. Desta vez, a novidade fica por conta do espaço “Cuidar para Incluir”, dedicado para falar sobre saúde mental, em alusão ao mês da campanha Janeiro BBrano.  Uma equipe da Cepa, formada por psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, vai estar presente nos dois dias de ação, com o serviço de orientação e práticas terapêuticas.

Dona Silvia Letícia Pinheiro é moradora de Barcarena e participa pela primeira vez da feira. Ela faz parte da Associação de Apoio e Orientação aos Pais de Autista (Gaopa). Para ela, a feira é uma oportunidade de expor o trabalho tanto dos autistas quanto de seus cuidadores. Silvia acredita que o trabalho é uma forma de divulgar a causa do autismo. “Antes, a nossa maior preocupação era o diagnostico precoce e hoje já temos um progresso compensador. A nossa luta hoje é para que o adolescente e o adulto com Tea seja atendido, seja visto e possa ter uma convivência social, profissional e escolar igual a todo mundo”, pontuou.
Silvia explica que parte da renda arrecadada é dividida entre a manutenção da associação e também para as famílias das pessoas com autismo que são integrantes da Gaopa.

Os irmãos Gabriel e Miguel Silva são autistas e estão na feira vendendo desenhos, caricaturas. O pequeno Miguel ainda aproveita o momento para mostrar um pouco da sua história no livro “Miguel Tea com seus Amigos de Penas”, que mostra a relação do menino com as galinhas. A mãe dos meninos, Luciane Veiga, acredita que a feira inclusiva é uma troca e um momento de socialização dos filhos. “É gratificante para eles participar e divulgar os trabalhos. Isso mexe com a autoestima deles e eles gostam bastante de mostrar o que criam”, disse a mãe orgulhosa.

Quem passou pelo local na tarde de hoje pôde receber, ainda, os serviços de massagem e auriculoterapia, aromaterapia, verificação de pressão arterial e glicemia. A paisagista e artesã Maria José Neves Barros tirou um tempinho do trabalho para fazer a massagem e verificar a pressão. “Eu achei muito bom esse serviço de massagem aqui. Nem sempre a gente tem uma oportunidade de fazer, principalmente quando temos que lidar com os filhos e netos de tem o espectro autista. No caso, a minha neta não me dá tempo para fazer esse tipo de coisa”, explicou a vendedora.

A Feira do Empreendedorismo Inclusivo tem como objetivo  gerar inclusão através da profissionalização das pessoas com Tea, além de gerar renda para pessoas com autismo e seus familiares. A coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, destaca que a pessoa com Transtorno do Especto Autista é capaz de exercer uma profissão como qualquer individuo. Segundo ela, a feira explora as habilidades dos trabalhos artesanais, mas acredita que todas as áreas merecem ser exploradas seja saúde, educação, esporte, lazer e o empreendedorismo.

“A Feira do Empreendedorismo é um meio de mostrar para a sociedade do que as pessoas com austimo são capazes de fazer de maneira artesanal ou através de uma cozinha, claro que precisam ser estimuladas adequadamente e com um tratamento correto. O autismo é uma deficiência invisível e só foi considerado como tal em 2012. Podemos dizer que é recente e ainda há muito desconhecimento. Por isso, onde há desconhecimento há preconceito”, ressaltou a coordenadora.

Além da Gaopa, nesta edição as Associação dos Pais e Amigos dos Autistas  de Ananindeua  (APAM) e Associação Mundo Azul também participam da 5ºdição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo.

Serviço: A 5º Feira do Empreendedorismo Inclusivo continua neste domingo, das 16h às 22h, no Porto Futuro, na Avenida Visconde de Souza Franco (Doca), entre Rua Belém e Avenida Castilhos França, no bairro do Reduto.

Texto: Tatiane Freitas/Ascom Sespa