Sespa promove mais uma edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo

Sespa promove mais uma edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo

19/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Esta edição contou com a participação de dez expositores

Você quer saber mais sobre autismo? Ou conhecer as habilidades de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)? Então venha visitar a 8ª edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, no Porto Futuro, em Belém. O evento iniciou neste sábado (18) e continua no domingo (19), das 16h às 22h. A Feira é realizada mensalmente pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) em parceria com Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Patrícia Costa é uma das empreendedoras que participa da feira. O filho de 7 anos e o marido dela são autistas. O objetivo de Patrícia participar é fazer com que mais pessoas conheçam a causa autista.

“Vendo produtos personalizados que remetem ao tema autismo e  produto que estimulam a coordenação motora e a parte pedagógica da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) justamente para divulgar essa temática”, explica.

Escritora Milena Costa participou pela primeira vez

A estudante Milena Costa, de 19 anos, é autista e gosta muito de escrever, tanto que publicou o livro “Histórias de Milena” e trouxe a publicação para ser vendida na feira. Ela conta como se inspira para escrever tantas histórias.

“Para me inspirar e escrever as minhas histórias eu leio livros, assisto filmes e brinco de faz de conta com a minha irmã e também tem o meu melhor amigo que me ajuda fazendo os desenhos das minhas histórias”. A jovem já participou da Feira Pan Amazônica do Livro e fez o lançamento do livro no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), onde faz acompanhamento.

Feira – O objetivo da ação é proporcionar e divulgar as famílias de pessoas com Autismo, além de apresentar as habilidades e talentos de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Estado do Pará.

Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo

Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa, conta que pessoas autistas e seus familiares em outros municípios também poderão participar do evento. “A feira agora tem edições itinerantes, já tivemos em Castanhal, Barcarena e Abaetetuba, e queremos realizar em outras cidades. Já temos mais de 100 pessoas cadastradas para participar e para se inscrever basta preencher um cadastro no site da  Sespa”.

Serviço: A 8º Feira do Empreendedorismo Inclusivo está sendo realizada no sábado (18) e domingo (19), das 16h às 22h, no Porto Futuro, na Avenida Visconde de Souza Franco.

Texto e fotos: Melina Marcelino/Sespa