Sespa promove oficina de educação continuada em infecção pelo HIV para profissionais de saúde

Sespa promove oficina de educação continuada em infecção pelo HIV para profissionais de saúde

28/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Participaram médicos, farmacêuticos e enfermeiros que atuam nos Serviços de Atenção Especializada 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu entre os dias 25 e 27 de abril, a Oficina de Educação Continuada em Infecção pelo HIV. A programação foi voltada para médicos, farmacêuticos e enfermeiros que atuam nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) na rede de saúde de todo o estado.

Durante os três dias, os presentes participarão de palestras e debates ministrados por infectologistas e virologistas, além de profissionais de enfermagem que trabalham diretamente em unidades especializadas, sobre variados aspectos a respeito do HIV.

Segundo Andréa Miranda, coordenadora estadual de infecções sexualmente transmissíveis e HIV da Sespa, os principais objetivos do evento foram a melhoria no atendimento primário aos portadores de HIV/Aids, um aprimoramento na integralização dos serviços, estreitamento de laços entre os profissionais envolvidos, debate de temas relacionados ao tratamento do paciente, que envolve inclusive crianças, gestantes e idosos.

Andréa Miranda, coordenadora estadual de IST/Aids

A coordenadora também salientou a importância da troca de experiências dos presentes: “Foi muito importante proporcionar a aproximação de todos os profissionais envolvidos nesse tratamento tão delicado. Nosso estado possui particularidades na saúde que só com essa integralização de serviço chegaremos a excelência no atendimento à população que vive com HIV, os debates foram importantes para que possíveis falhas possam ser rapidamente resolvidas de forma mais breve e eficiente. Considero um sucesso a nossa iniciativa”, declarou.

No primeiro dia de evento, os temas das palestras dedicaram-se ao diagnóstico laboratorial da infecção pela HIV e a abordagem geral no primeiro atendimento nas unidades de saúde. No segundo dia, foram abordados os tratamentos da infecção pela HIV e manejo da infecção pelo HIV em situações específicas. No último dia de palestras, os temas foram as falhas ao tratamento antirretroviral e ferramentas importantes no monitoramento de Pessoas que Vivem com HIV (PVHIV).

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: José Pantoja/Sespa