Sespa promove workshop sobre saúde visando a COP 30
20/11/2023Com objetivo de ampliar a oferta de ações e serviços de saúde com qualidade e em tempo oportuno com foco na agenda da COP 30, que será realizada em Belém em 2025, está sendo promovido nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de novembro, o Workshop de Ações e Serviços da Atenção Especializada, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA).
O evento está sendo acompanhado por secretários municipais de Saúde de todo o Pará e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Saúde e está ocorrendo no auditório da Sespa, com transmissão online através do canal do Cosems no YouTube para ser acessado para participantes que não puderam deslocar-se até a capital.
O workshop conta com palestras de equipe do Ministério da Saúde, que abordarão o Plano Nacional de Atenção Especializada em Saúde; o Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência; Departamento de Atenção Especializada e Temática; Departamento de Saúde Mental; além de um momento dedicado para a retirada de eventuais dúvidas ao final da programação.
Primeiro palestrante do workshop, André Bonifácio, diretor de Programas Estratégicos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, falou sobre a motivação da realização da programação: “Fomos procurados em junho pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém para fortalecer a agenda de saúde inerentes à capital e ao Estado com vista à COP 30. Após esse encontro, fizemos uma imersão com vários técnicos que levantaram as demandas e necessidades de Belém e de outras regiões. Agora realizamos este workshop para apontar caminhos para ações na atenção especializada articuladamente com a atenção primária”, explicou.
Durante a abertura da programação, a secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, falou sobre a importância da realização do workshop: “Será uma bela oportunidade de debater a realidade e os desafios da atenção especializada em saúde no nosso Estado, sem deixar a atenção básica de lado. É necessário olhar para todo o Pará, a média e alta complexidade estão muito concentradas na capital, a presença do Ministério da Saúde será muito proveitosa para debatermos as soluções apontadas pelos estudos de nosso quadro”, afirmou.
Durante a mesa de abertura, o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz, também abordou a relevância do debate do cenário de saúde do Pará: “Precisamos de uma série de estratégias para gradativamente corrigir o déficit histórico de defasagem da nossa realidade. Trazer essa pauta à tona é um dever nosso e estamos juntos para continuar avançando na saúde do Estado”, declarou.
Texto: Edilson Teixeira/Sespa
Fotos: José Pantoja/Sespa