Sespa realiza ações de saúde no arquipélago do Marajó

Sespa realiza ações de saúde no arquipélago do Marajó

14/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ação realizada na próxima segunda-feira (16) deve envolver cerca de 100 profissionais da Secretaria na prestação de serviços à comunidade

A partir da próxima segunda-feira (16), uma equipe de 100 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai iniciar uma série de ações de saúde, do projeto “Saúde por Todo o Pará”, nos municípios do arquipélago do Marajó, com o objetivo de realizar um diagnóstico situacional materno infantil e promover ações de saúde itinerante.

A iniciativa envolve dois projetos prioritários de Governo: Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Ação de Saúde Por Todo Pará e tem como madrinha a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho.

“Considerando o projeto prioritário de Governo ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’ no estado do Pará, assinado pelo governador do Estado em setembro de 2019, o aumento no número de óbitos maternos na região do Marajó e que a pandemia do Covid-19 gerou impactos negativos no perfil epidemiológico dos municípios que compõem a região, faz-se necessário uma visita técnica em caráter de urgência com o objetivo realizar diagnóstico situacional para o fortalecimento da atenção à rede materno e infantil da região”, explica o secretário de saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

A ação está sendo planejada para que duas equipes de 50 profissionais cada, atuem de forma paralela em municípios diferentes, fazendo um levantamento do que cada município necessita para melhorar o atendimento às mulheres, com uma visita técnica dos profissionais nas sala de cirurgias e maternidades locais e promovendo ações de saúde Itinerante, levando atendimento médico, emissão de carteira de pessoa com deficiência, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C em mulheres e grávidas), testes da orelhinha, testes do olhinho, seleção de paciente para órtese e prótese, seleção de paciente com a necessidade de cadeiras de rodas, inclusive as cadeira sob medida. Além de palestras educativas sobre saúde da mulher, saúde da criança, saúde bucal, nutrição, orientação sobre o aleitamento materno e alimentação de bebês e crianças e distribuição de kits de higiene bucal.

As ações também vão contar com a parceria do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Segundo o secretário, o projeto vai dar uma atenção especial para as crianças. “Será realizado o processo de avaliação de malformações e se observada a necessidade, a criança será encaminhada à avaliação da cirurgia ortopédica do CIIR. E se observados problemas auditivos, a criança também será encaminhada ao serviço de referência de deficiência auditiva do CIIR”.

Para o titular da Sespa, essa é uma ação que demonstra o comprometimento do Estado com a saúde da população. “O Governo do Pará, por meio da Sespa, tem realizado iniciativas para garantir um atendimento de qualidade para todos os paraenses e esse projeto demonstra justamente esse engajamento, vamos fazer o diagnóstico situacional de cada município e levar ações de saúde para mulheres e crianças”.

O projeto começa no dia 16 de agosto e deve seguir até o dia 2 de setembro, visitando Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Soure, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, de balsa, barco e carro dependendo da localidade.

Texto: Melina Marcelino/Sespa
Foto: Jader Paes/Ag. Pará