Sespa realiza evento sobre planejamento em gestão de saúde

30/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

A Secretaria de Estado e Saúde Pública do Pará (Sespa) realiza, desta segunda-feira (30) até essa quarta-feira (01), o primeiro evento “Planejamento em Foco – Pensando na gestão de Saúde”, voltado aos servidores da saúde pública estadual. “Cada um de nós é responsável pela saúde pública no Estado. Todo esse planejamento vai refletir na melhoria e qualidade na prestação de serviço e tudo isso é pensado pela administração. Esse é um trabalho em conjunto e as nossas portas, enquanto gestores, estão sempre abertas as discussões. Melhorar a saúde pública dando ênfase a gestão compartilhada é o nosso maior objetivo”, falou o Secretário Adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Dourado Sampaio Martins de Barros, durante a abertura do evento que aconteceu no auditório principal da Sespa, em Belém.

A abertura do evento contou com a participação de representantes das 24 unidades da Sespa entre eles servidores dos 13 centros regionais de saúde, hospitais regionais, além de coordenadores e diretores da Secretaria. Na tarde desta segunda-feira (30) haverá a apresentação do Plano Plurianual (PPA) e a discussão de algumas das metas do Estado, entre elas o pacto pelo fim da mortalidade materna na região do Marajó.

A intenção do evento é alinhar com os servidores o trabalho que deve ser feito até o final deste ano e já projetar as ações para 2022. “Um evento como esse é importante, pois a integração e a socialização são necessárias para a concretização das nossas metas. O planejamento em qualquer área não deve ser estático e por isso fazer essa revisão e autoanálise são muito importantes. A gestão atual nos cobrou um planejamento mais próximo da realidade e do que pode ser feito de maneira concreta. Esse é um momento de trabalho no qual vamos apresentar o que vamos fazer e falar sobre o que já foi feito do Plano Estadual de Saúde, que foi revisto e deve se adequar ao planejamento regional integrado e ao planejamento estratégico institucional”, afirmou Miriam Kahwage, coordenadora do Núcleo de Planejamento (Nisplan) da Sespa.

A Sespa segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) assim como as diretrizes da saúde pública estadual. O Estado está em um momento de revisão e cumprimento dos pactos firmados desde o início da gestão. O Ministério da Saúde assim como o SUS cobram que o Pará atinja os indicadores nacionais dentro dos prazos estipulados. Durante os dias de evento serão revistos as metas e indicadores de saúde e será montado um plano de ação para conseguir cumprir as metas até o final desta gestão.

“Nossa expectativa é que após esses dias de oficina a gente saia com o resultado de um novo plano de ação da área da saúde que deverá ser executado por todas as unidades de forma integrada visando realizar o que está sendo proposto nos nossos planos e programações”, finalizou Mirian Kahwage.

A cartilha do evento está disponível aqui.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa