Sespa realiza oficina de vigilância e controle das doenças endêmicas em Barcarena

Sespa realiza oficina de vigilância e controle das doenças endêmicas em Barcarena

10/05/2022 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Controle de Endemias, iniciou nesta segunda-feira (09) em Barcarena, na região do Baixo Tocantins, a Oficina de Vigilância e Controle das Doenças de Endêmicas e Manejo Clínico, destinada às equipes do 6º Centro Regional de Saúde (CRS) e dos demais 04  municípios de abrangência: Abaetetuba, Igarapé Miri, Moju e Tailândia.

O objetivo é atualizar os coordenadores e profissionais de saúde sobre condutas nas ações de Vigilância Epidemiológica e manejo clínico das principais endemias que afetam a população paraense, como a doença de Chagas, leishmanioses, arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), malária, zoonoses, esquistossomose, filariose, geohelmintíases e tracoma. A atividade também aborda a importância da vigilância entomológica dos vetores destas doenças.

“É importante que os profissionais estejam sempre atualizados, para que as ações de controle, diagnóstico e tratamento das doenças alcancem melhores resultados”, frisou a diretora do Departamento de Controle de Endemias, Adriana Tapajós.

Conteúdo – O evento prossegue até dia 13 (sexta-feira), na sede do 6º CRS, com a participação de coordenadores da Atenção Primária em Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, médicos, enfermeiros e farmacêuticos.