Terceiro Festival TEAlentos começa com Mostra de Artes Visuais

Terceiro Festival TEAlentos começa com Mostra de Artes Visuais

23/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

esde a primeira edição, o TEAlentos é um espaço de valorização das habilidades para pessoas com autismo

O Terceiro Festival TEAlentos” começa na próxima segunda feira (27) com uma Mostra de Artes Visuais na Galeria Benedito Nunes, no Centur, a partir de 18 h. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), que faz os últimos na programação.

A exposição poderá ser visitada gratuitamente até 1º de abril,das 08 às 18 h. Quem quiser conhecer mais a fundo o trabalho desenvolvido por pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ir à galeria.

Cinquenta e oito trabalhos serão apresentados por 16 artistas, com idade entre 10 e 38 anos. São artes gráficas, pinturas, desenhos e esculturas de autoria de pessoas oriundas de diversos municípios, como Belém, Barcarena, Ananindeua, Ourém, Abaetetuba e Vigia de Nazaré.

A novidade deste ano é que o Terceiro Festival TEAlentos ocorrerá em dois momentos. Além da exposição, haverá apresentações de música e dança no Theatro da Paz. Todos os TEAlentos vão receber um troféu como reconhecimento simbólico à participação no evento.

Visibilidade – O Festival TEAlentos tem como objetivo divulgar e valorizar as habilidades e talentos artísticos de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, além de promover lazer, visibilidade e inclusão social por meio da arte e cultura.

“Estamos preparando tudo com muito carinho para receber tanto os TEAlentos quanto o público. A expectativa é grande, e mostra que o Festival vem se consolidando, inclusive já entra pro calendário da Sespa”, informou Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa.

O Festival TEAlentos é realizado em parceria com a TV Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará (FCP), Secretaria de Etado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A transmissão será feita pela TV Cultura e pelo canal do Governo do Estado no YouTube.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: Ag. Pará