TerPaz entrega cadeiras de rodas a moradores de Marituba

15/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho e a Prefeita de Marituba, Patrícia Mendes acompanharam a ação

Ansioso. Era assim que estava o morador Clayton Barbosa, de 35 anos, enquanto esperava para trocar a a cadeira de rodas que usava. “Fiquei paraplégico após um acidente de moto há 8 anos. Desde então, essa cadeira é a minha principal forma de locomoção, mas já está muito velha, e comprar uma nova é muito caro. Aí fiquei sabendo dessa ação, que veio em ótima hora. Receber uma cadeira nova de forma gratuita me deixou muito feliz”, contou Clayton.

A entrega de 40 cadeiras de rodas e equipamentos necessários às Pessoas com Deficiência (PcDs) foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), no ginásio da Escola Dom Calábria, no bairro de Nova União, em Marituba, por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). A atividade é realizada em parceria da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz

O serviço é realizado desde abril deste ano nos sete territórios do TerPaz e a procura, segundo a coordenação, tem aumentado nos últimos meses. “A gente percebe cada vez mais que as pessoas estão procurando esse serviço, quando a gente iniciou era bem pouco, agora com os municípios também divulgando esse trabalho, a gente percebeu o aumento dessa procura, a gente sabe que essas pessoas têm essa necessidade e muitas vezes ficavam em suas casas, escondidas, invisíveis para o Estado”, explicou a coordenadora da Sespa do TerPaz, Alessandra Amaral.

Ainda de acordo com a Alessandra, o TerPaz está mais próximo dessas pessoas. “Os moradores conseguem saber desse serviço, que está descentralizado, o que nunca existiu no Estado. E conseguem procurar a gente para que esse serviço possa proporcionar a elas um maior conforto, receber uma cadeira de roda, esse momento onde vai mudar a sua vida”, concluiu.

Luís Otávio Rosário, de 62 anos, disse que a nova cadeira de rodas vai ajudar e muito a sua rotina

O aposentado Luís Otávio Rosário, de 62 anos, é deficiente físico e visual e também foi um dos beneficiados com a ação. “Vou receber uma cadeira de rodas padrão e uma de banho, vai ajudar muito na minha rotina, vou me movimentar melhor, ainda mais que eu gosto de sair então será ótimo”, disse Luís.

Solidariedade – A professa Ana Maria Freitas atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Maria do Carmo Pinheiro e, ao saber da ação de cadeira de rodas do TerPaz no município, avisou a dona de casa Cristiane Cordeiro, mãe de seu aluno, Cristian Cordeiro, de 16 anos. O jovem nasceu com paralisia cerebral e atualmente estava sem cadeira de rodas.

Cristiane Cordeiro com o filho Cristian Cordeiro recebendo a nova cadeira de rodas com a primeira-dama, Daniela Barbalho

“Eu ando com ele no braço, carregando para cima e para baixo. Quando ele vai para a escola a gente consegue uma cadeira de rodas emprestada, então é muito difícil sabe, eu estava desde 2013 tentando uma cadeira e aguardava por esse momento, e se não fosse a Ana (professora) me ajudar… Hoje ela me ajudou e muito, trouxe a gente no carro dela para receber essa cadeira que vai melhorar nosso dia-a-dia”, disse Cristiane emocionada.

Qualidade de vida – Para a gestora do TerPaz em Marituba, Amanda Engelke, esse serviço tem a possibilidade de levar uma vida melhor para os moradores. “Todos os territórios escolhidos dentro do âmbito do programa TerPaz têm alta vulnerabilidade social, no caso de Nova União/São Francisco, em Marituba, isso é nítido. E quando a gente fala de pessoas com deficiência a gente fala de uma vulnerabilidade ainda maior, porque são pessoas que as vezes não conseguem se deslocar, ter acesso a serviços. Então, levar essas cadeiras de rodas é levar dignidade e esperança para que elas possam ter acesso, melhorar a autoestima”, informou.

A ação também beneficiou moradores de Marituba em uma entrega de cadeira de rodas e cestas de alimentação, realizada no Abrigo João Paulo II, e contou com a participação da Prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, da coordenadora estadual de Pessoas com Deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, do Diretor do Núcleo de Relações Institucionais da Seac, Julio Alejandro Quezada e da Primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho.

“Esse programa de governo é muito importante. O TerPaz vem se aproximando cada vez mais desses bairros atendidos, com o intuito de empoderar, dar a dignidade e cidadania necessária a essa população. O que queremos é incluir, dar voz e fortalecer os moradores, com a chegada da Usina da Paz, também aqui em Marituba, vamos conseguir avançar mais nesse objetivo”, contou a primeira-dama, Daniela Barbalho.

Cadastro – A entrega das cadeiras contempla um dos serviços garantidos pelo TerPaz, para se cadastrar basta ir às Ações de Saúde, sempre realizadas nos finais de semana. Nessas ações há também consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos Territórios pela Paz em Belém, Ananindeua e Marituba.

Em todas as ações há palestras educativas sobre temas de interesse geral, como prevenção à Covid-19 e saúde oral, além de distribuição de kits para higiene bucal. Nas próximas semanas, moradores de outros bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz também serão beneficiados.

Texto: Paulo Garcia/Seac
Fotos: João Fernando/Seac