TerPaz inicia vacinação contra a Covid-19 na ‘Carreta da Saúde’ em Belém

TerPaz inicia vacinação contra a Covid-19 na ‘Carreta da Saúde’ em Belém

10/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Maria de Nazaré Soares, 35 anos, foi uma das primeiras vacinadas

Ansiosa, era assim que estava Maria de Nazaré Soares, 35 anos. Ela foi uma das pessoas que foi se vacinar contra a Covid-19, o atendimento foi iniciado na manhã desta segunda-feira (10), na Carreta da Saúde, que estava localizada em frente a Usina da Paz da Cabanagem, em Belém. A ação faz parte do projeto ‘TerPaz, Formação Profissional’.

“Eu já moro aqui no bairro da Cabanagem há 13 anos e o TerPaz está trazendo muitos benefícios aqui para a nossa comunidade. Agora pude tomar a minha terceira dose da vacina contra a Covid-19, eu estou muito feliz porque pude completar a minha imunização e, além de tudo, próximo da minha casa”, disse a moradora.

A vacinação iniciou nesta segunda-feira (10) e segue até a próxima sexta-feira (14). A ação é realizada pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e está ofertando doses dos imunizantes da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca, para aplicação da 1°, 2° e 3° dose (de reforço a partir de 4 meses da segunda dose).

A ação é realizada pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e está ofertando doses dos imunizantes da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca

“Hoje nós estamos inaugurando a carreta da saúde trazendo a vacinação contra a Covid-19, disponibilizando três tipos de vacina, aqui em frente a Usina da Paz da Cabanagem, que será inaugurada esta semana. É importante ressaltar que, após a inauguração, para ter acesso ao complexo é necessário a apresentação do comprovante de vacinação, então é importante se imunizar. O atendimento aqui na carreta segue até sexta-feira, das 8h às 17h, e após esse período a vacinação vai ocorrer dentro da Usina da Cabanagem. Com a carreta da saúde vamos poder estender os atendimentos que já realizamos”, afirmou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

O projeto ‘TerPaz, Formação Profissional’ é coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O objetivo é facilitar o atendimento e o acesso à formação profissional tecnológica, oferecendo qualificação aos jovens e adultos, moradores de outras regiões de abrangência do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), visando à entrada, ou ao retorno, ao mercado de trabalho, por meio de cursos itinerantes.

“Esse é um programa que visa levar cursos técnicos profissionalizantes, para facilitar e fomentar a empregabilidade, são cursos técnicos que terão certificação, para que assim as pessoas possam ingressar no mercado de trabalho. Iniciamos os atendimentos com a carreta da saúde, que é uma carreta mista, onde tanto podem ser realizados os cursos profissionalizantes, como atendimento médico e odontológico à população e hoje, excepcionalmente para a inauguração da Usina da Paz da Cabanagem, está ocorrendo uma ação de vacinação contra a Covid-19”, destacou o diretor do projeto ‘TerPaz, Formação Profissional’, Haelton Costa.

Maria Gerci Almeida, 62 anos, completou o seu esquema vacinal

A pensionista Maria Gerci Almeida, 62 anos, também aproveitou a oportunidade para completar o seu esquema vacinal. “Essa ação veio em boa hora porque pude tomar a minha terceira dose da vacina contra a Covid-19, agora já vacinada estou na expectativa para inauguração da Usina da Paz da Cabanagem porque assim vou poder usufruir de vários serviços”, relatou a moradora.

Parceria – O Projeto “TerPaz, Formação Profissional” tem parceria da empresa Alcoa, que doou as carretas equipadas e prontas para executar as atividades.

As quatro carretas vão ofertar cursos técnicos itinerantes nas seguintes áreas:

– Gastronomia: será executado em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), com a oferta de cursos de Panificação Básica, Técnicas Básicas de Cozinha, Confeitaria Básica, Produção de bolos decorados, Aproveitamento integral de alimentos, Produção de coquetéis e drinks, entre outros;

– Saúde: além de atendimento com médico clínico geral e ginecologista, haverá encaminhamentos por meio da regulação para exames e consultas especializadas; atendimento odontológico, e palestras sobre diversos temas na área de saúde, ministradas pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Serão ofertados ainda cursos profissionalizantes em Saúde Bucal, Prótese Dental e Radiologia, em parceria com a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus).

– Informática: cursos em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), de Informática Básica, Excel e Word Avançado, AutoCAD, Corel Draw, Photoshop, Web Design, Programação e Construção de Aplicativos, Tratamento de imagens e edição de vídeos, Curso de Drone e Marketing Digital, entre outros;

– Refrigeração: ofertará cursos técnicos de eletricista de refrigeração e climatização, mecânico de manutenção em refrigeração industrial, mecânico de manutenção em sistema multi Split e mecânico de manutenção em refrigeração e climatização residencial, entre outros.

Texto: Elizabeth Teixeira/Seac

Fotos: Nucon/Seac