TerPaz realiza ações de saúde e cidadania aos bairros atendidos pelo programa

A manhã deste sábado (31) foi movimentada na Escola Estadual Mário Barbosa, localizada na Terra Firme, em Belém. O bairro, que faz parte dos sete territórios atendidos pelo Programa Estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), recebeu diversos serviços da Ação Cidadania realizada pela Fundação ParáPaz.

“Estamos intensificando a ação cidadania dentro dos bairros atendidos pelo TerPaz, em parceria com diversos órgãos que estão beneficiando a comunidade, principalmente nesse período crítico de pandemia da Covid-19, então buscamos levar tranquilidade e segurança, como distribuição de máscaras, uso de álcool em gel e verificação de temperatura, para que as pessoas possam vir sem medo e serem bem atendidas”, contou Sidney Gouveia, presidente da Fundação ParáPaz.

Entre os serviços oferecidos, estavam o atendimento do projeto “Entre Elas”, lançado recentemente pela ParáPaz, com serviços de atenção básica para o enfrentamento à violência doméstica, como orientação jurídica para divórcio, guarda, pensão e orientação psicossocial. Assim como serviços da Secretaria de Saúde Pública (Sespa) que levou atendimento de enfermagem, como a verificação de glicemia, pressão arterial, temperatura e oxigenação, avaliação nutricional e testes rápidos para Sifilis, HIV e Hepatites B e C.

Já a Polícia Civil realizou a emissão da segunda via do documento de identidade e a Defensoria Pública do Estado o “Balcão de Direitos”, com os serviços de emissão da segunda via e certidão de nascimento e óbito, segunda via e correção de CPF e orientação jurídica.

A estudante Shelda Raiol, de 20 anos, aproveitou a ação para renovar os documentos. “Eu já consegui a emissão da minha carteira de identidade e agora estou na fila para renovar a minha certidão de nascimento”, contou Shelda.

Oportunidade também, para o estudante João Valença, de 24 anos, que estava aguardando para emitir a segunda via da identidade. “A minha identidade era muito antiga, então eu fiquei sabendo dessa ação e vim aqui renovar, está sendo bem tranquilo e rápido, essas ações que levam áreas integradas dos órgãos do Governo ajudam e muito a gente a resolver nossos problemas”, disse.

Para a coordenadora do TerPaz na Terra Firme, Gabriella Oliveira, esta ação também está marcando o encerramento da campanha Outubro Rosa nos territórios. “Estamos terminando um mês muito importante para a luta contra o Câncer de Mama, porque além de todos esses serviços que já realizamos, levamos – ao longo desse mês – orientações relacionadas à prevenção junto com os projetos da Fundação ParáPaz e a Sespa, um trabalho muito humanizado que tem ajudado muitas mulheres”, comentou Gabriella.

Cabanagem – Também nesta manhã, o território da Cabanagem realizou, em parceria com a Polícia Civil, a ação de emissão da segunda via de documento de identidade, na Escola José Valente Ribeiro.

Benguí e Jurunas – A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) também realizou simultaneamente, nos bairros do Benguí e Jurunas, em Belém, a ação “Ter Saúde” e levou diversos serviços de saúde, como atendimento médico, encaminhamento para exames especializados, vacinas, testes rápidos e palestras sobre higiene bucal e Outubro Rosa. A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) esteve no Benguí levando serviços de emissão da segunda via de certidão de nascimento e óbito.

Serviço – Neste domingo (01), o TerPaz continua com os serviços do “Ter Saúde”, da Sespa, agora no Icuí-Guajará, na Escola Celina Del Teto, e no Guamá, na Estação Cidadania, a partir das 8h da manhã. Já a Fundação ParaPaz realizará uma programação de encerramento do Outubro Rosa no Porto Futuro, a partir das 8h.

Texto: Paulo Garcia/Seac

Fotos: Gabriela Oliveira/Seac

Você pode gostar...