TerPaz realiza entrega de cadeiras de rodas nos bairros do Guamá e Terra Firme, em Belém

02/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Moradoras do TerSaúde nos bairros do Guamá e da Terra Firme recebem as cadeiras de rodas e de banho da equipe da Sespa

O Governo do Estado, por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), promoveu na manhã desta segunda-feira (2), a entrega de 67 cadeiras de rodas e equipamentos necessários às Pessoas com Deficiência (PCDs), nos bairros do Guamá e Terra Firme, em Belém.

A ação realizada em parceria da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), retoma o serviço neste mês de agosto. “Nós estamos nos programando para que toda sexta-feira possamos retornar para entregar, em dois territórios, essas cadeiras de rodas, muleta, carrinho de banho, para dar acessibilidade e uma nova vida para essas pessoas que estão cadastradas no TerPaz”, contou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz.

Ela conta que esse serviço está sendo o diferencial dentro dos bairros atendidos pelo programa. “Realmente quando a gente agregou, em abril deste ano, esse serviço para a população dos territórios, nós conseguimos verificar a felicidade das famílias, de quem foi contemplado, de ver que eles conseguiram ser cadastrar em uma semana e na outra semana já estavam recebendo os equipamentos de excelente qualidade, com a explicação necessária, então essa ação veio somar o nosso trabalho e mostrar que a presença do Governo está fazendo a diferença nos territórios”, ponderou Alessandra.

Durante a ação, a coordenadora estadual de Pessoas com Deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, apresentou aos moradores os equipamentos e explicou o funcionamento de cada cadeira. “É muito importante a realização desse trabalho, porque estamos levando o que a população necessita, que é um produto de qualidade, que faz o diferencial na vida dessas pessoas, agradecemos ao Governo do Estado, a equipe da Sespa, da Seac, para a gente poder viabilizar esse produto que foi descentralizado nesse governo, é o governo na comunidade, era o que faltava realmente em nosso Estado”, comentou.

Famílias dos sete bairros do TerPaz vêm sendo beneficiadas com equipamentos necessários às Pessoas com Deficiência (PCDs)

Acessibilidade – A dona de casa, Helaine Pamplona, foi uma das beneficiadas. Ela estava com o filho Davi Medeiros, de 4 anos, aguardando para receber uma cadeira de rodas infantil. “Essa será a primeira cadeira de rodas dele, eu não tinha condições de comprar uma, então chegou em um bom momento, a rotina com ele no colo era muito difícil, agora vai melhorar bastante”, contou Helaine.

Para o Fábio Lisboa, de 51 anos, era só alegria. Ele recebeu uma cadeira de rodas nova para o filho Vicente Lisboa, de 6 anos, que tem autismo e paralisia cerebral. “Ele tinha uma cadeira de rodas pequena que não estava mais adequada para o tamanho dele, agora essa cadeira totalmente nova, é mais adequada e confortável, vai ajudar muito no tratamento dele, na nossa rotina, estou muito feliz”, disse.

O motorista Antônio Jorge, de 60 anos, agradeceu a oportunidade de receber uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho para o sogro, Elias da Silva. “Ele sofreu um AVC e está acamado e, no momento, não temos condições de comprar esses tipos de cadeiras para ele, estamos muito felizes por essa ação estar beneficiando quem está precisando. Essas cadeiras de rodas vão ajudar muito a vida dele”, contou.

Números – Segundo dados da Sespa, de abril a julho de 2021, já foram entregues 337 cadeiras de rodas nos sete bairros (Jurunas, Terra Firme, Guamá, Cabanagem, Benguí, Icuí-Guajará e Marituba) atendidos pelo programa Territórios pela Paz, que abrange os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.

Cadastro – A entrega das cadeiras contempla um dos serviços garantidos pelo TerPaz, por meio do projeto Ter Saúde da Sespa, para se cadastrar basta ir nessas ações de saúde que são realizadas aos finais de semana. Os locais são divulgados nas redes sociais da Seac.

O Ter Saúde ainda oferece consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos Territórios atendidos pelo TerPaz.

Texto: Paulo Garcia/Seac
Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará