Transporte de pacientes tem o reforço com dezenas de ambulâncias entregues pelo Estado

03/05/2022 Off Por Mozart Lira

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Sessenta e cinco ambulâncias, das quais 20 equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e as demais de simples remoção, têm sido entregues pelo Governo do Pará desde fevereiro deste ano a municípios e hospitais de todas as regiões do estado. A medida visa dinamizar o transporte de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimentos e transferências entre unidades.

Em fevereiro, primeiro mês do ciclo de entregas feitas pela comitiva liderada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, veículos equipados com UTI foram destinados ao Hospital Regional de Salinópolis, Hospital Regional de Cametá, Hospital Ophir Loyola, Primeiro Centro Regional de Saúde da Sespa, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Fundação Santa Casa de Misericórdia, Hospital de São Caetano de Odivelas, Hospital Regional de Conceição do Araguaia e Prefeitura Municipal de Conceição do Araguaia, além das Prefeituras de Altamira, Redenção, São Félix do Xingu e Xinguara.

Foto: Marcelo Seabra (Ag. Pará)

Ainda em fevereiro, receberam ambulâncias de simples remoção as Prefeituras de Nova Ipixuna, Goianésia do Pará, Jacundá, Breu Branco, Itupiranga, Novo Repartimento, Tucuruí, Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis, Trairão, Altamira, Anapu, Brasil Novo, Porto de Moz, Pacajá, Placas, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu, Medicilândia, Cumaru do Norte, Pau D’Arco, Santana do Araguaia, Bannach, Rio Maria, Sapucaia, Floresta do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.

A agenda de entregas prosseguiu em março e em abril, com ambulâncias dotadas de UTI destinadas a Marabá, Maracanã, Juruti, Ourilândia do Norte, Tucumã e Água Azul do Norte, além de veículos de simples remoção entregues às Prefeituras de Igarapé-Açu, Magalhães Barata, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia, Marabá, Almeirim, Alenquer e Curuçá.

As entregas fazem parte de uma série de investimentos que o Governo do Estado têm realizado através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para aumentar as possibilidades de deslocamento dos pacientes que necessitem de remoção, assim como equipar as unidades de saúde de diferentes regiões do Estado para que a realização de exames seja feita sem demandar que a população destas cidades precise viajar para outras localidades em busca de encaminhamento de possíveis tratamentos.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“As ambulâncias são instrumento de trabalho das redes municipais, ajudarão as pessoas e atuam conforme a demanda de transporte de pacientes. Assim como as viaturas policiais, são de uma necessidade permanente nos serviços públicos e garantem a chegada das pessoas à rede estadual de alta complexidade quando houver necessidade”, destacou Rômulo Rodovalho, secretário de Saúde do Pará.

O titular da Sespa lembra que o ciclo de entregas de ambulâncias faz parte do compromisso do Governo estadual com a saúde pública em todo o Pará. “Nosso papel é estarmos atentos às necessidades de cada região e por isso este momento é fundamental, pois esses novos equipamentos irão permitir que a população desta região tenha acesso a mais serviços de saúde”, declarou.