Tucuruí recebe novos equipamentos para combate ao coronavírus

Equipamentos foram enviados na terça e já estão na unidade de saúde

Para ampliar os leitos de UTI no Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e garantir a proteção dos profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus, o governo do Estado embarcou para o município, na terça-feira (5), mais um respirador, quatro bombas de infusão e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os aparelhos, destinados aos pacientes de Covid-19, já chegaram no sudeste do Pará.

“É de grande importância para o nosso município receber esses equipamentos para somar aos aparelhos que já temos no hospital e nos dar mais suporte no enfrentamento desse vírus. O nosso objetivo é dar mais assistência para os pacientes que precisam de tratamento em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs)”, afirma o diretor regional do Instituto Diretrizes, organização social responsável pela gestão do hospital, Robson Roberto Rosa. O HRT contará com mais quatro bombas de infusão e mais um respirador, além dos quatro aparelhos de ventilação mecânica, que estão em funcionamento, enviados anteriormente pelo governo do Estado.

A previsão é de que os equipamentos já comecem a ser utilizados ainda nesta semana. “Já estamos realizando os testes elétricos e mecânicos que precisam ser feitos, para que os aparelhos entrem em operação o quanto antes, ainda nessa semana, para serem nossos aliados na luta de combate a Covid-19”, garante o diretor, que é engenheiro clínico, de automação e hospitalar, e acompanha os testes.

Interior – Os equipamentos fazem parte da primeira leva de respiradores e bombas de infusão comprados da China pelo Governo do Pará. Ao todo, chegaram 152 respiradores e 1.580 bombas de infusão, na madrugada de segunda-feira (4). No mesmo dia, o Estado embarcou 25 respiradores e bombas de infusão para atender os Hospitais de Campanha de Santarém (10 respiradores e 40 bombas), Marabá (10 respiradores e 40 bombas) e Breves (cinco respiradores e 20 bombas). Foram destinados também quatro respiradores e 16 bombas de infusão para Capanema. Na terça-feira (5), além de Tucuruí, também foram enviados três respiradores e 12 bombas de infusão para cada um dos Hospitais Regionais dos municípios de Redenção, Parauapebas, Altamira e Abaetetuba.

Texto: Giovanna Abreu/Secom

Você pode gostar...