Uepa e Sespa promovem curso sobre Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância

31/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

O curso ampliou os conhecimentos sobre doenças da infância de profissionais de saúde de Belém e do interior

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveram o curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), direcionado a profissionais que atuam nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Belém e do interior, durante o período entre 24 e 28 de janeiro, com uma carga horária de 40 h.

Para o reitor da Uepa, Clay Chagas, a execução de ações em parceria com a Sespa sempre são importantes para a Universidade e para a comunidade. “As nossas parcerias com a Sespa sempre rendem excelentes ações em prol da população paraense ou, como no caso do curso AIDPI, para os profissionais da área da saúde”, ressaltou.

A programação contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, docentes convidados de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e profissionais da área da saúde que atuam em hospitais e UBS no território brasileiro. Entre eles, o médico colombiano Jaime Valencia, que atua no Brasil há 10 anos e se dedica a orientar e instruir médicos e enfermeiros em todo o País.

“O curso oferecido aqui na Uepa essa semana, referente ao manual AIDPI, é de grande valor para a diminuição de riscos e óbitos relacionados a doenças prevalentes até os 5 anos de idade. Portanto, acredito que os profissionais que finalizarem este curso estão preparados para atuar em hospitais e UBSs do Estado do Pará, aplicando o conhecimento aprendido conosco”, disse o médico.

Abordagem integrada – O curso apresentou uma abordagem da atenção à saúde da criança desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e iniciada no Brasil em 1996. É caracterizada pela consideração simultânea e integrada do conjunto de doenças de maior prevalência na infância, ao invés do enfoque tradicional que busca abordar cada uma, isoladamente, como se fosse independente das demais doenças que atingem a criança, e do contexto em que está inserida.

A ação contou com a participação de profissionais da área da saúde, como médicos e enfermeiros, de Belém e do interior do Estado. Esse intercâmbio é muito importante para a sociabilização de realidades, como comentou o egresso do Mestrado do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia (PPG-ESA), Leandro de Assis, do campus XIII da instituição, no município de Tucuruí, na região Sudeste. “Este curso é extremamente válido para o profissional da área da saúde que pretende atuar em hospitais e UBS, pois agrega muito valor para o profissional que atuará dentro do sistema de saúde pública, haja vista que estes profissionais que receberam a orientação referente ao manual AIDPI estarão preparados para reduzir os riscos e possíveis óbitos em relação a doenças que acometem crianças até os 5 anos de idade”, frisou.

Selma Alves destacou a importância da parceria com a Uepa

Para a representante da Sespa, Selma Alves, a parceria com a Uepa para realização do curso AIDPI potencializou a atualização dos profissionais da área da saúde que atuam nos sistemas de saúde pública. “Durante a semana inteira estivemos orientando os profissionais da saúde que estiveram conosco para capacitação em relação às doenças que ainda são prevalentes e levam crianças a óbito, no interior e na capital do Pará. O apoio da Uepa foi muito importante para execução deste curso”, afirmou.

Texto e fotos: Daniel Leite Jr./Uepa