Unidades de acolhimento da Seaster vacinam 81 idosos contra Covid-19

Idosos de unidade de acolhimento estão sendo vacinados desde a última semana de janeiro

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) registrou a vacinação de 81 idosos moradores de longa permanência em instituições mantidas pelo Governo do Pará, desde o dia 25 de janeiro. A imunização alivia parte da tensão que marcou os meses de combate à pandemia de Covid-19 nas unidades de Acolhimento à Pessoa Idosa “Nosso Lar Socorro Gabriel” e “Lar da Providência”, em Belém.

Como forma de prevenção e combate à contaminação pelo novo coronavírus, a Secretaria suspendeu visitas e saídas externas; manteve a desinfecção dos espaços; adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); determinou o uso de álcool em gel; fez a adequação dos espaços para isolamento dos idosos e realizou testes rápidos.

As dificuldades para proteger os idosos contra a Covid-19 foi destacada pela gerente do Lar da Providência, Silvia Sousa. “Nem nos nossos piores pesadelos imaginávamos viver um momento como esse, de angústia e tensão. Viemos na luta para não deixar com que esse vírus adentre no espaço, garantindo a proteção do nosso idoso. A vacina estava sendo muito esperada. Entendemos a preocupação de todos, do governador, do nosso secretário, em garanti-la”, afirmou a gerente.

A importância da vacina é ressaltada pelos idosos e gestores das unidades mantidas pelo governo do Estado

Tranquilidade – As doses representam um alívio, mas os cuidados preventivos devem ser mantidos. “Hoje estamos imunizando os nossos idosos, e isso é um momento de muita tranquilidade porque podemos respirar um pouco melhor. Eles ansiavam por isso, mediante o medo. Eles têm conhecimento através das redes sociais, rádio e televisão do quanto esse vírus está matando, principalmente idosos. Vivemos uma angústia todo dia com eles. A vacina chegou e só felicidade mesmo”, acrescentou Silvia Sousa.

No Lar Socorro Gabriel vivem 37 idosos, informou a gerente Aline Cordeiro.  “Nós recebemos a vacina no dia 25 de janeiro. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vieram até o abrigo vacinar os idosos, que estavam muito ansiosos pela chegada da vacina. Foi um dia de muita emoção para todos. Nenhum deles teve reação; todos são acompanhados pela nossa equipe médica. A vacinação ajuda a manter a saúde dos idosos e nossa esperança é pela imunização, para evitar que fiquem hospitalizados”, ressaltou Aline Cordeiro.

Texto: Dayane Baía/Secom

Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará

Você pode gostar...