Unidades de Saúde da Sespa funcionam durante o lockdown

Serviços de assistência à saúde e administrativos permanecem em funcionamento

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que todos os serviços de assistência à saúde permanecem em funcionamento durante o período de suspensão total de atividades não essenciais estabelecidas pelo decreto Nº 738, de 5 de maio, assinado pelo governador Helder Barbalho, bem como os serviços administrativos da Secretaria que são fundamentais para garantir a manutenção de todas as estruturas assistenciais à população.

Assim, todas as Unidades de Saúde sob gestão estadual permanecem em funcionamento com regime de escala de trabalho reduzida, como medida de prevenção à propagação da Covid-19, assim como em função de parte dos profissionais de saúde estarem afastados por serem dos grupos de risco previstos no decreto 609/2020 ou por terem sido acometidos pela doença causada pelo novo coronavírus.

UBS Pedreira – A Unidade está com o atendimento de Urgência funcionando todos os dias das 7h às 19h, por meio de triagem, pois não há atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19.

No dia 9 de maio, começa a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e a UBS Pedreira estará com sua equipe a postos para receber o público-alvo que são as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, professores e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Atualmente, a UBS ainda oferece consultas em clínica médica, mas também está com horário reduzido em função da pandemia de Covid-19.

Uremia – A Unidade de Referência Especializada Materno, Infantil e Adolescente estará funcionando no período de lockdown com os seguintes serviços, dias e horários: Farmácia (segunda, terça e quinta-feira das 8h às 12h), pré-natal de pacientes agendadas (segunda e quinta-feira das 8h às 12h), ultrassom para casos emergenciais (terça-feira horário agendado); Triagem Neonatal (teste do pezinho) (terça e quinta-feira, das 8h às 10h para coleta).

Todos os demais setores estarão de sobreaviso para atendimento online ou estarem na unidade por caráter emergencial nos setores especializados. Só a sala de vacina permanece fechada por contar apenas um servidor, já que todos os demais estão afastados em tratamento para Covid-19.

Uredipe – A Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais está funcionando em escala, atendendo urgências nos acidentes ocupacionais. A farmácia segue realizando dispensação de medicamentos às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã das 7h às 11h e todos os dias à tarde das 13h às 16h.

As consultas agendadas estão mantidas, exceto para os médicos que estão afastados pelo decreto ou sintomáticos.

A coleta para exames está disponível para os pacientes em abandono de tratamento, grávidas e novos casos diagnosticados.

URE Presidente Vargas e Reduto – Unidade de Referência Especializada Presidente Vargas está funcionando normalmente em regime de escala e na Unidade de Referência Especializada Reduto, médicos estão atendendo pacientes já agendados e o serviço de Raio-X e as farmácias estão funcionando normalmente.

Rede da Atenção Psicossocial – Os Centros de Atenção Psicossocial Grão-Pará, Renascer, Icoaraci e Amazônia também permanecem de portas abertas aos usuários do SUS, pois são de suma importância para o acolhimento inicial e consultas médicas para pessoas com transtornos mentais.

Caps – Também permanece em funcionamento o Caps Ad III Marajoara que atende dependentes de álcool e outras drogas. Para reduzir a ida dos pacientes mais vezes à Unidade, o Caps está dando receita médica com validade de 90 dias.

Serviço: os endereços e contatos telefônicos das unidades estão no link a seguir: http://www.saude.pa.gov.br/cidadao/

Texto: Roberta Vilanova

Foto: Marcelo Seabra

Você pode gostar...