Usuários do HRPM recebem orientações nutricionais para prevenir várias doenças associadas

31/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Usuários do hospital receberam informações sobra hipertensão arterial, diabetes e obesidade

Ao ser regulada para realizar exame de radiografia em sua coluna, no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, a aposentada Maria Regina Oliveira Baratinha, de 65 anos, aproveitou o tempo de espera para seu atendimento e assistiu a palestra diabetes, hipertensão e obesidade, promovida por profissionais do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), em alusão ao Dia do Nutricionista, lembrado anualmente dia 31 de agosto.

O evento de educação em saúde surpreendeu positivamente os usuários e acompanhantes no ambiente hospitalar, nesta terça-feira (31). Residente de Curralinho-PA, a idosa Maria Regina aprovou a iniciativa. “Eu achei muito importante essa palestra, muitas coisas eu não sabia. Eu sou hipertensa, faço acompanhamento no hospital na cidade onde eu moro, e para mim foi fundamental receber essas orientações e poder tirar minhas dúvidas”, pontuou a usuária.

Segundo a nutricionista do HRPM, Jéssica Galúcio, os casos mais prevalentes de doenças associadas assistidos diariamente na internação são diabetes, hipertensão e obesidade. “Decidimos realizar essa palestra para orientar os usuários e acompanhantes, tendo em vista que muitos sentem dificuldade em se alimentar adequadamente, seja por falta de orientação ou até mesmo incentivo”, comentou Jéssica ao ressaltar que realizaram ainda uma dinâmica para estimular a participação de todos. Na ocasião, dúvidas foram esclarecidas com as orientações e distribuição de material educativo sobre o tema. A ação teve apoio do Serviço de Atendimento Usuário (SAU).

A unidade hospitalar integra a rede de saúde do governo do Estado, sendo administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPM presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, sede municipal de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM)