Após atendimento, mãe e bebê que nasceu em frente ao Abelardo Santos estão bem

Parto foi feito na frente do Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci

Na tarde desta segunda-feira (4), uma mulher em trabalho de parto, dentro de um carro, chegou ao Hospital Abelardo Santos, distrito de Icoaraci, em Belém. A unidade está atendendo, exclusivamente, pacientes com suspeita de coronavírus. Apesar do risco de exposição ao contágio, a grávida Elizieth Pinto da Silva conta que não teve outra opção a não ser pedir ajuda no Hospital. “Eu não queria ir pra lá, eu queria ir pra Santa Casa. Só que não ia dar tempo de chegar”, disse.

A situação inusitada foi atendida, prontamente, pela equipe de profissionais do setor de triagem do  ‘Abelardo Santos’. A enfermeira Keiza Trindade foi quem fez o parto ao constatar que era um caso urgente.

Mãe e filha foram transferidas para a Santa Casa e passam bem

“O motorista desceu e falou que uma mulher estava tendo filho dentro do carro. Mas quando eu entrei no veículo e fiz o toque nela, eu vi que não tinha como ela chegar à tempo em nenhuma referência naquele momento. Então foi muito rápido, o carro entrou e ficou ali mesmo no estacionamento. Ela estava deitada com a cabeça numa senhora que é a mãe dela. Eu falei assim mesmo: ‘vai dá tudo certo, eu sou enfermeira, eu vou te ajudar. Quando vier a contração você faz força, eu estou aqui para te ajudar’”, conta a enfermeira que pegou no colo uma menina. A profissional explicou aos familiares que havia um risco de entrar ali, porque o hospital estava exclusivo pra Covid-19 e toda a equipe de obstetrícia tinha sido transferida.

Depois disso, mãe e criança seguiram para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde tiveram a assistência adequada. O quadro de saúde delas é estável e estão recebendo todos os cuidados necessários. A criança ainda não tem nome.

“Eu pensava que seria menino. Mas o importante é que deu tudo certo”, disse Elizieth, aliviada, enquanto amamenta a filha no colo.

Enfermeira Keiza Trindade agiu rápido e fez o parto no carro

Enfermeira Keiza Trindade agiu rápido e fez o parto no carroFoto: DivulgaçãoAo saber que as duas estão bem, sem risco de vida e logo receberão alta, a enfermeira que ajudou no parto também ficou aliviada. Especialista em atenção básica e trabalhando no hospital Abelardo Santos há 4 meses, Keiza Trindade chegou a pensar em desistir de atuar em meio a uma pandemia. Mas ter protagonizado o nascimento de uma vida, a fez entender que tudo tem um propósito.

“Como eu tenho um filho pensei várias vezes em desistir. Do meu setor várias amigas desistiram. Depois disso, vi que Deus confia e tem planos muito maiores para mim e para cada profissional que está ali trabalhando noite e dia para ajudar todas as pessoas que querem um atendimento. É uma sensação maravilhosa ter ajudado”, conta emocionada.

Texto: Jackie Carrera/Secom

Você pode gostar...