Barco Papa Francisco finaliza atendimentos em Terra Santa

O Barco Papa Francisco encerra nesta segunda-feira (08), o atendimento médico para pessoas com sintomas leves e moderados de Covid-19 em mais um município da região oeste do Pará. Dessa vez, a embarcação atendeu os moradores da cidade de Terra Santa.

“Tem sido dias de bastante atendimento, com pessoas com sintomas leves, no qual nós temos ajudado no tratamento para que o paciente não piore e restabeleça seu quadro clínico. Nós agradecemos tanto ao governo do Estado, quanto às prefeituras dos municípios, o que nós temos passado. É o momento de unir forças,” assegurou o Frei Joel, coordenador do projeto.

Financiada pelo Governo do Estado, a embarcação conta com uma equipe composta por 13 profissionais da saúde e realiza, em média, 700 atendimentos diários.

“Só tenho a agradecer todo o empenho que os profissionais tiveram. Sou grata ao governo do estado por disponibilizar o barco Papa Francisco para que viesse em Terra Santa e ajudasse a nossa população nesse momento difícil que estamos passando com a Covid-19,” agradeceu Lorena Nascimento, paciente.

Ao todo, 1441 pessoas foram atendidas, como aferimento de pressão (216), consultas de enfermagem (216), consultas clínicas (216), orientação farmacêutica (216), internações/dia (04), exames laboratoriais (278), exames de eletrocardiograma (55), raio-x (37) e medicações entregues (199).

Itinerante –  “O governo do Estado, por meio da Sespa, está trabalhando para garantir o acesso à saúde pública de todos os paraenses. Nossa preocupação é garantir o atendimento de qualidade e de forma humanizada independente das distâncias, por isso, apesar das dificuldades logísticas, sabemos que esse trabalho é necessário,” pontuou o Secretário de Saúde do Pará Rômulo Rodovalho.

Desde o dia 20 de janeiro, o Barco Hospital Papa Francisco passa pelas cidades da região do Baixo Amazonas. A expedição começou no município de Faro, no distrito de Nova Maracanã, seguiu para Óbidos, Oriximiná e Terra Santa. E agora, segue para Juruti, onde atracará no Porto de Juruti velho e atenderá nos dias 09 e 10 de fevereiro, das 08h às 17h, logo após irá para Curuá, para atender as comunidades de Rio da Ilha e Santana, nos dias 11 e 12 respectivamente.

Texto: Bruna Brabo/Secom

Você pode gostar...