Centro de Especialidades Odontológicas do CIIR se destaca como aliado da reabilitação dos usuários

Referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) de todas as faixas etárias, o CIIR presta assistência à saúde e ao bem-estar, por meio da reabilitação física, auditiva, intelectual, visual e múltiplas deficiências, com foco do cuidado centrado no paciente.

Entre tantos serviços disponíveis do CIIR, o Centro de Especialidades Odontológicas II (CEO II) vem se destacando pela sua relevância para o processo de reabilitação da Pessoa com Deficiência (PcD). O Centro de Especialidades Odontológicas disponibiliza vários serviços odontológicos, que incluem desde os tratamentos preventivos para saúde bucal, como polimento dentário e aplicação de flúor, até intervenções como terapias periodontais, restaurações dentárias, tratamentos endodônticos, cirurgias de dentes complexos, transplantes dentários autógenos, remoção de cistos odontogênicos e biópsias.

Atualmente, são acompanhados em torno de 2000 usuários pelo CEO II, que conta com uma equipe de 12 profissionais, entre os quais estão os Cirurgiões Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal (TSBs) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs).

Segundo a supervisora do CEO II, Ruth  Pantoja Rodrigues, o atendimento é personalizado de acordo com o perfil de cada usuário. “Usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, sensíveis aos estímulos sensoriais de luzes e ruídos do ambiente de consultório odontológico, dispõem de medidas de adaptação por meio de condicionamento psicológico ou de tratamento com sedação”, explica.

A equipe do CEO II, conforme informou a supervisora, desempenha as funções de orientações de Higiene Bucal como importante Atividade de Vida Diária (AVD) da reabilitação intelectual, física e visual. Também realiza intervenções cirúrgicas, como a de frenectomia lingual, que representa um fator coadjuvante nas reabilitações fonoaudiológicas, e, além disso, atuam no alívio de sintomas de dores orofaciais com grande impacto psicólogo e social na qualidade de vida dos usuários. Para o coordenador do CEOII, Antônio José Pimenta Chaves, “o serviço é de excelência no SUS na região Norte e no Brasil, pois oferece os recursos materiais e humanos para um tratamento odontológico eficaz e de alta qualidade, especialmente pelo empenho incondicional da diretora executiva do CIIR, Paola Reyes, do diretor regional do INDSH, José Neto, e do Governo do Estado do Pará”.

“Com a pandemia, houve uma grande atenção por parte da supervisora Thais Caroline Alves de Freitas, responsável por implementar o serviço do CEOII e os protocolos de segurança do paciente. “Visto que a maioria dos nossos usuários pertencem ao grupo de risco, como forma de prevenção ao novo coronavírus, foram reprogramados o início e a finalização do tratamento odontológico para uma única sessão, sempre que possível, evitando assim muitos deslocamentos e diminuindo o risco de contaminação”, comenta.

Para Daniele Rodrigues, mãe de Diogo Henrique, usuário do CIIR que faz acompanhamento no CEO II desde 2018- os serviços Centro de Especialidades Odontológicas têm fundamental importância no processo de reabilitação de seu filho.

“O CEO II é excelente. Temos que agradecer, pois é um serviço muito importante para os usuários, que faz toda diferença no processo de reabilitação. Assim como todos os serviços disponíveis no CIIR, o Centro de Especialidades Odontológicas é maravilhoso. Aqui no CEO II somos muito bem atendidos; meu filho gosta muito daqui e de todos os demais serviços do CIIR. Ele mesmo já comentou que se pudesse nem sairia daqui. Ele vem e não sente vontade de ir embora”, declara.

Atendimento – Para que o usuário do CIIR seja referenciado ao CEO II é necessário que ele se enquadre no perfil de Pessoa com Deficiência (PcD) e seja encaminhado por integrante da equipe multiprofissional. Além disso, podem ser encaminhadas PcDs externas ao CIIR, por meio do Sistema de Regulação (SISREG), às especialidades Odontológicas de Endodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Periodontia e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.

Quando indicado, o tratamento odontológico com sedação conta com o suporte de realização de exames pré-operatórios e consultas com médico cardiologista e anestesiologista da equipe do próprio Centro.

Texto: Joelza Silva (HJB)

Você pode gostar...