Corpo de Bombeiros do Pará desenvolve cápsula para transporte de pacientes com covid-19

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do Comando Operacional, está trabalhando no desenvolvimento de um protótipo de cápsula de isolamento para transporte de pacientes confirmados ou com suspeita de coronavírus.

O equipamento consiste em uma estrutura que se acopla à maca composta por tubos de PVC removível e revestida com plástico transparente. Desta forma, a vítima fica protegida ao mesmo tempo em que os socorristas do CBMPA têm menos contato com as secreções do doente que poderiam contaminá-los.

A espécie de redoma poderá levar mais proteção aos militares e conforto a vítima, uma vez que o plástico não chega até o chão da viatura, ficando na altura da maca, propiciando a circulação do ar no interior da cápsula.

O objeto possui aberturas que dão acesso às mãos dos socorristas para quando for necessária alguma intervenção durante o percurso para o hospital. O equipamento ainda contém dobradiças e encaixes para a retirada rápida da cápsula em caso de uma parada cardiorrespiratória, possibilitando que a equipe inicie as técnicas de reanimação cardiopulmonar imediatamente.

Texto: Leandro Barreto/CMB

Foto: Ascom/CMBPA

Você pode gostar...