Governo do Estado amplia neste final de semana atendimento para Covid-19

Pessoas com sintomas leves e moderados de Covid-19 na Região Metropolitana de Belém vão dispor de mais locais de atendimento

A partir deste final de semana, o governo do Estado ampliará o atendimento a pacientes com sinais e sintomas leves e moderados de Covid-19 na Região Metropolitana de Belém (RMB) com a mudança de perfil das ações do “TerSaúde”, iniciativa que integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), e a implantação de mais uma policlínica itinerante, que percorrerá diversos bairros, começando pelo Distrito de Mosqueiro.

As ações do TerSaúde com o perfil original haviam sido retomadas no dia 16 de janeiro, mas em função do aumento de casos suspeitos de Covid-19 e da necessidade de ampliar a oferta de atendimento a casos leves e moderados da doença, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) decidiu alterar o perfil e oferecer esse serviço aos finais de semana para a população.

Serão oferecidas consultas médicas exclusivas para pacientes com suspeita de Covid-19, por meio de quatro polos de atendimento, sendo dois no sábado (06) e dois no domingo (7). Serão disponibilizadas 500 consultas médicas, sendo 250 no sábado e 250 no domingo – 125 em cada um dos quatro polos de atendimento.

No sábado (06), as ações vão beneficiar moradores do bairro do Jurunas, na Escola Estadual Artur Porto, em Belém, e do Icuí, na Escola Gregório de Almeida, em Ananindeua. No domingo (7), as ações serão realizadas no bairro da Cabanagem, na Escola Estadual José Valente Ribeiro, e no Guamá, na Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri, ambas na capital, das 8 às 13 h.

Para a realização das ações nos quatro polos em Belém, a Sespa contará com 88 profissionais, sendo 12 médicos, 12 enfermeiros, quatro farmacêuticos, 24 técnicos em enfermagem, 32 profissionais de apoio e quatro coordenadores. “Cada polo terá três médicos, sendo 42 consultas para cada um deles”, informou Alessandra Amaral, coordenadora do TerSaúde e das Policlínicas Itinerantes.

Policlínica itinerante – Em Mosqueiro, Policlínica Itinerante funcionará nos dias 06, 7 e 8 de março, das 09 às 16 h, na Escola Estadual Honorato Filgueiras, oferecendo 200 atendimentos diários para pessoas com sinais e sintomas leves e moderados de Covid-19. “Estaremos com essas ações mais uma vez descentralizando os serviços da Policlínica Itinerante para perto da população”, reforçou Alessandra Amaral.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a Sespa muda o perfil das ações e dos serviços de saúde de acordo com o comportamento da pandemia e a situação epidemiológica de cada região. “No momento, a Região Metropolitana de Belém precisa desse reforço de atendimento de casos leves e moderados para evitar que se agravem, e os pacientes necessitem de internação hospitalar. Cuidar dos casos no início dos sintomas é uma forma de evitar o colapso no sistema de saúde”, reiterou o titular da Sespa.

É importante lembrar que a população da Região Metropolitana também conta com as policlínicas itinerantes instaladas no estacionamento do Hangar – ao lado do Hospital de Campanha – e no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), que funcionam de segunda a sábado das 8 às 17 h, e aos domingos das 8 às 13 h. Também está funcionando a policlínica na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, de segunda a sábado, das 8 às 17 h.

Serviço: O usuário que deseja ser atendido em uma das ações do TerSaúde precisa apenas se dirigir a um dos pontos de atendimento portando documento de identificação e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Locais das ações do TerSaúde e das policlínicas itinerantes:

Dia 06 de março (sábado) – 8 às 13 h 

Jurunas – Escola Estadual Artur Porto (Rua Fernando Guilhon, nº 450);

Icuí – Escola Gregório de Almeida Brito (Avenida Rio Solimões, Quadra 119, s/n, Paar);

Dia 07 de março (domingo) – 8 às 13 h

Cabanagem – Escola Estadual José Valente Ribeiro (Estrada do Benjamim, s/n);

Guamá – Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri (Rua Barão de Mamoré, nº 767, entre Avenida Barão de Igarapé-Miri e Passagem Silva Castro);

Dias 06, 7 e 8 de março – 09 às 16 h

Distrito de Mosqueiro – Policlínica itinerante – Escola Estadual Honorato Filgueiras (Travessa Siqueira Mendes, s/n, na Vila).

Texto: Roberta Vilanova/Sespa

Foto: Ricardo Amanajás/Ag. Pará

Você pode gostar...