Graesp transporta mais de 100 mil doses de vacinas para o interior do Pará

A fase XI da operação de distribuição de vacinas do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) teve início às 8h deste sábado (22) e só encerrará no domingo (23). Cinco aeronaves, entre as de asas rotativas e fixas estão sendo empregadas na missão. Ao todo, mais de 102 mil doses dos imunizantes Sinovac e Astrazeneca serão distribuídas para sete Centros Regionais de Saúde (7°, 8°,9°, 10°, 11°, 12° e 13°).

Hoje, os imunizantes serão entregues para os municípios de Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná e Ponta de Pedras, Soure, Salvarerra, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, todos na ilha do Marajó, além das cidades de Santarém, Altamira, Breves, Cametá, Marabá e Conceição do Araguaia.

Em Breves serão desembarcadas as embalagens contendo as vacinas de Bagre, Melgaço e Portel que serão conduzidas até o local por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu).

No domingo (23), as doses serão levadas para Anajás, Chaves e Afuá. A programação poderá sofrer ajustes em decorrência das condições climáticas.

O diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, Coronel Armando Gonçalves, destaca a integração dos órgãos de segurança pública para o êxito da atuação. “Todos os órgãos de segurança pública vêm se empenhando ao máximo desde o início da Pandemia para combater o vírus e levar a tão aguardada vacina para os locais mais distantes. E a integração entre os órgãos da segurança pública e saúde é fundamental para que todo o processo ocorra como previsto, sem nenhuma intercorrência e beneficiando cada vez mais pessoas”, pontuou o diretor.

Ao chegar aos CRS as doses são entregues para as prefeituras municipais, responsáveis pela aplicação da vacina. “A Sespa está viabilizando a campanha junto aos municípios, mas nós reforçamos que a população deve continuar fazendo a sua parte sem deixar de lado os cuidados com a higienização das mãos assim como distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara”, afirma o Secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho.

Texto: Aline Saavedra/Segup
Foto: Juan Azevedo/Graesp

Você pode gostar...