Grupamento Aéreo encerra 12ª operação de logística das vacinas

Envio vacinas aos municípios

Iniciada na última sexta-feira (28), encerrou no domingo (30), a décima segunda fase da operação de distribuição de vacinas contra Covid-19, realizada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança e Defesa Social (Segup). O apoio logístico abasteceu imunizantes para municípios do sudeste paraense.

No último dia, foram transportadas vacinas para os municípios de Marabá e Conceição do Araguaia, sedes das 11ª e 12ª regionais de saúde, respectivamente. Nesta fase da operação de logística, foram transportados, ao todo, 94.875 doses de imunizantes para 21 municípios paraenses.

As cargas com os imunizantes seguem para os centros regionais, de onde são deslocados por meio terrestre, com apoio da equipe da Secretaria de Saúde de Estado (Sespa) e, também, pelas vias fluviais, com o apoio do Grupamento Fluvial de Segurança (GFlu). O tempo total empregado nos três dias de transporte foi de 20 horas e 30 minutos.

Em vista do território vasto que o estado do Pará possui, o apoio da Segup para a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) tem sido essencial para o avanço da imunização da população no interior, como enfatiza o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

“O Pará é um estado continental e com muitos lugares de difícil acesso, mas com essa parceria conseguimos levar as vacinas a todas as regionais de saúde em até 48h horas. Todo esse esforço é para garantir o maior número de pessoas imunizadas o mais rápido possível, fazendo com que a pandemia possa perder força no Pará”, afirma o secretário de saúde.

Texto: André Macedo/Segup

Você pode gostar...