Hospital de Campanha de Santarém terá 36 leitos de UTI

Durante agenda de trabalho na cidade, governador visitou o hospital de campanha e acompanhou as ações de saúde no local

No início da tarde desta segunda-feira, o governador Helder Barbalho e comitiva estiveram no Hospital de Campanha de Santarém, que vai receber 10 novos leitos de UTI. A agenda de trabalho teve como objetivo acompanhar as ações de combate à Covid-19 na região oeste do Pará e ocorre no dia em que a cidade completa 359 anos de história.

Após a instalação dos equipamentos, o Hospital de Campanha de Santarém contará com 36 leitos de unidade de tratamento intensivo, 84 leitos clínicos e 10 leitos clínicos para indígenas, totalizando 120 vagas, todas voltados para pacientes com sintomas da Covid-19. A unidade foi entregue no último dia 22 de abril.

“Participo com muita alegria desta agenda hoje, que é o aniversário da cidade de Santarém. A presença do governador aqui retrata a sua preocupação, especialmente com a questão da pandemia que estamos enfrentando. Estivemos em visita no Hospital Regional, onde está instalada provisoriamente a Policlínica Itinerante, que atende cerca de mil pessoas por dia. Isso dá um conforto e alivia o sofrimento das pessoas”, disse o deputado federal José Priante, membro da comitiva estadual.

O parlamentar também acompanhou a visita às obras do Hospital Materno Infantil de Santarém e do Ginásio Poliesportivo da cidade. “É um legado que vai ficar para a sociedade santarena e que serão inauguradas brevemente. Santarém já merece há muito tempo essa infraestrutura e isso tudo é motivo de muita alegria. É a forma de brindar o aniversário desta linda cidade, que só orgulha a todos os paraenses”, destacou o deputado.

Fazem parte da comitiva, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; os deputados estaduais Júnior Ferrari e José Priante; além do secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, também acompanha Helder Barbalho nas agendas.

Investimento – Além do hospital de campanha, desde o início da pandemia, Santarém também recebeu do governo do Estado medicamentos para o tratamento da Covid-19 e máscaras, por meio do Programa Máscara para Todos, que distribuiu o item de proteção gratuitamente para a população. Moradores da cidade contam ainda com transporte aeromédico, com um helicóptero UTI e um avião UTI, que foram disponibilizados pelo Governo do Pará, para agilizar o deslocamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Texto: Bruno Magno/CPH

Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Você pode gostar...