Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) recebe certificação nacional por alimentação, pela 2ª vez

O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), no nordeste do estado, conquistou a certificação nacional do Programa Green Kitchen

Integrante da rede de assistência à saúde pública do estado, o Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), no nordeste do estado, conquistou a certificação nacional do Programa Green Kitchen, pela segunda vez. O reconhecimento do Serviço de Nutrição (SND) do HGI foi concedida pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, indicado para restaurantes e instituições que estão em constante aprimoramento do padrão de qualidade em benefício de seus clientes e usuários, baseados na alimentação saudável, ambientação natural e sustentabilidade.

A avaliação considera critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade socioambiental, ratificando assim, a segurança e a qualidade na produção e oferta da alimentação servida aos usuários, acompanhantes e colaboradores.

De acordo com a responsável Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do hospital, a nutricionista Matilde Costa Pinheiro, a gestão está sempre em busca da qualidade do que é ofertado, dando a devida importância ao valor nutricional, em benefício dos usuários e colaboradores.

O usuário do município de Irituia, Marinaldo Barbosa dos Reis, pedreiro, 40 anos, está entre os pacientes que aprovam a alimentação preparada e servida no HGI e fez questão de destacar a sua satisfação. “A refeição do hospital é saborosa, colorida e muito gostosa. Também achei o atendimento de modo geral, muito bom. Fui muito bem acolhido e atendido no HGI”.

Para a nutricionista, a participação no programa Green Kitchen trouxe a clareza em cada ação realizada em benefício aos usuários, aos colaboradores e à natureza. “O programa busca a prática da sustentabilidade na cozinha, com instruções de manipulação com produtos naturais, além de ideias de projetos, como operações de alimentação e melhorias em cada âmbito, sendo também, uma forma de educar, conscientizar e transformar”, enfatiza a nutricionista.

Segundo o colaborador eletrotécnico Francisco de Assis da Silva, líder de Manutenção do hospital, o sabor da alimentação servida é diferenciado e muito agradável. “Todas as refeições são nutritivas, com variedade de cardápio, sabor delicioso e equilíbrio de carboidratos, proteína, legumes e verduras. Quero aproveitar e parabenizar toda equipe do SND do HGI pela conquista da certificação, pois realmente merecem”, reconhece.

A usuária do município de Ipixuna do Pará, Rosilda Trindade do Carmo, aposentada, 70 anos, aprovou a alimentação que está recebendo no HGI, e fez questão de destacar a sua satisfação.

Internada na unidade para passar por um procedimento cirúrgico para retirada de um cisto sebáceo, a aposentada Rosilda Trindade do Carmo, 70, também não economizou elogios ao atendimento e à alimentação do HGI.

“A alimentação do hospital é de primeira, muito boa e de excelente qualidade. Também achei o atendimento de modo geral, muito bom. Fui muito bem atendida”, relata a usuária que reside em Ipixuna do Pará.

“Saúde pública de qualidade só é possível com todos os cuidados que temos com nossos pacientes, o que inclui uma boa alimentação, inclusive para os colaboradores. Por isso, estamos muito felizes com este reconhecimento, afinal ele é resultado do trabalho de dedicação que nossos profissionais têm”, afirma o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

De acordo com o diretor Executivo do HGI, Cledes Silva, a conquista do selo é importante para a gestão hospitalar, pois certifica o cumprimento aos padrões de qualidade e de sustentabilidade preconizados no programa, contribuindo com uma alimentação saudável aos usuários (100% SUS) do hospital, que por sua vez, favorece o tratamento clínico de cada um; além de beneficiar também a saúde dos acompanhantes e colaboradores da unidade, com uma alimentação saudável com qualidade aprovada.

Sustentabilidade- A equipe de nutrição e dietética do hospital também tem elevado significativamente a qualidade da alimentação que é servida, tendo em vista que a unidade hospitalar possui uma horta natural e isenta de agrotóxico, que é uma ação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

No espaço, há uma variedade de hortaliças, legumes, verduras e ervas cultivadas a fim de proporcionar refeições ricas em nutrientes, que contribuem, inclusive, na recuperação de pacientes com maior demanda nutricional.

“Parabenizo, em especial, a nossa equipe de Nutrição e Dietética pelo empenho, zelo e seriedade em suas atividades laborais, sob o comando da nossa nutricionista Matilde Pinheiro, bem como pelo carinho dado à cada refeição servida. Digo: trabalho em Equipe, pois, estamos juntos”, enfatizou o diretor.

Reconhecimento Green Kitchen – É uma certificação que tem como pontos primordiais: a utilização de alimentos naturais, sem agrotóxicos, aditivos químicos, hormônios, enzimas, sais sintéticos e quaisquer outros produtos que possam comprometer a saúde e o bem-estar de seus consumidores.

Para receber a certificação, os produtos de limpeza devem ser biodegradáveis e sem elementos tóxicos em sua composição; os ambientes de preparo e atendimento de refeições precisam ser muito bem limpos, sendo necessários elementos de controle de iluminação, ruídos, odores e temperatura. Quanto aos mobiliários, devem ser confortáveis, e o atendimento deve ser feito levando em consideração as boas práticas de educação.

Para receber a certificação, a equipe precisa ser treinada por função e motivação em alimentação saudável; e a instituição deve ter relações com sua comunidade de entorno, tratando o ar de retorno, a água utilizada, os resíduos orgânicos, inorgânicos e recicláveis.

Além disso, é necessário que participe de ações comunitárias que envolvam tecnologia limpa, sustentabilidade e assistência humanitária, e suas ações devem ser baseadas em relações de respeito com seus clientes e usuários, equipe de trabalho, fornecedores e comunidade de entorno.

Serviço – O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), é um órgão do Governo do Estado, que presta assistência de baixa e média complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Telefone (91) 3811-2631.

Texto: Joelza Silva/HGI

Você pode gostar...