Hospital Regional do Marajó encerra Janeiro Branco sobre saúde mental

Hospital Público do Marajó promoveu palestras e conversas para a reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

A equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, encerrou a programação educativa da campanha nacional do “Janeiro Branco”, edição 2021. A  ação contou com palestra para usuários que aguardavam nas áreas de atendimento na unidade hospitalar, e para colaboradores do hospital.

Durante o mês de janeiro, o serviço de Psicologia Hospitalar, e de Psicologia Organizacional do HRPM, promoveram ações para chamar atenção sobre a importância de cuidar não apenas da saúde física, mas também, do bem-estar emocional, por meio de ações de educação em saúde, com palestras, informações e atividades lúdicas, voltadas para usuários, acompanhantes e colaboradores da unidade.

De acordo com o psicólogo do HRPM, Camilo Lopes, a campanha Janeiro Branco é realizada no primeiro mês do ano, a fim de aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento, atrelado à simbologia de recomeço.

“Janeiro é o primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais sensíveis, mais propensas a pensarem sobre questões da sua própria existência, dos seus sentidos, seus desejos e o que elas pretendem realizar durante todo o ano’’, observou o psicólogo do hospital.

A usuária Sandra Maria Lopes Miranda, 68, lavradora e residente em Breves, procurou consulta com um médico cardiologista e, enquanto aguardava o atendimento, participou da palestra relacionada à saúde mental, ministrada pela equipe multiprofissional do HRPM.

“Eu gostei da iniciativa, pois a gente aprende os cuidados com que devemos ter com a nossa saúde mental, e ficamos mais preparados para alertar as pessoas da nossa família, pois, muitas das vezes a gente percebe que elas precisam’’, contou a aposentada.

A ação contou com o apoio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), por meio da nutricionista Jéssica Galúcio, do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), e pela colaboradora Daniele Barbosa, da Farmácia do Hospital, através da farmacêutica Carolina Nepunecemo.

O psicólogo Camilo Lopes enfatiza ainda alguns hábitos que são importantes para melhorar a saúde mental. “Manter uma boa alimentação, praticar esportes, ter relações saudáveis, desenvolver a fé, se proporcionar a momentos de prazer, dizer algo positivo a si mesmo e ajudar o próximo. Quem cuida da mente, cuida da vida’’, acentuou.

SERVIÇO: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do Governo do Pará que oferece assistência de média e alta complexidade. É referência em várias especialidades na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.

O Hospital Regional fica na avenida Rio Branco, 1.266, Centro, na sede municipal de Breves.

Mais informações: (91) 3783-2140/ 2127.

Texto: Lucas Brilhante /HRPM

Você pode gostar...