Hospital Regional do Sudeste do Pará inicia ações de prevenção ao câncer de mama

Palestras alertam para os cuidados e prevenção ao câncer de mama

Pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) já estão participando das ações alusivas ao ‘Outubro Rosa’, campanha que alerta sobre os cuidados e prevenção do câncer de mama.

Na quarta-feira (7), a equipe multidisciplinar do projeto “Espera Humanizada”, da Comissão de Humanização do HRSP, percorreu corredores e unidades de internação da instituição, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) deve registrar 66 mil novos casos em 2020.

Maria Aparecida de Sousa, de 43 anos, mora em Itupiranga, e levou o filho para acompanhamento médico no Hospital Regional. Ela aproveitou para assistir palestras com dicas e orientações sobre o autoexame da mama. “Pelo menos uma vez por mês realizo o autoexame para identificar nódulos. Aproveitei a oportunidade e tirei todas minhas dúvidas, mais é essencial sempre procurar orientação médica se identificar algo estranho”, comentou.

De acordo com Érika Viana, enfermeira da unidade, é importante reforçar as ações de conscientização, bem como motivar o diagnóstico precoce. “Em nosso país, as taxas de mortalidade do câncer de mama continuam elevadas, porque a doença é diagnosticada tardiamente. É fundamental que toda mulher, a partir dos 40 anos, realize a mamografia anualmente, melhorando assim suas chances de tratamento”, explicou.

Ainda neste mês, outras ações serão realizadas no hospital, que é uma unidade que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Texto:  Ederson Oliveira/HRSP

Foto: Ascom/HRSP

Você pode gostar...