Índio Wai-Wai é o primeiro a dar entrada na ala indígena do Hospital de Campanha de Santarém

Um índio da etnia Wai-Wai é o primeiro paciente a dar entrada na ala indígena do Hospital de Campanha de Santarém, no este paraense. Ele é da aldeia Mapuera, localizada no município de Oriximiná. O paciente foi transferido pelo serviço aeromédico na quarta-feira (17) e o pouso foi feito na própria pista da unidade de saúde.

Segundo o médico Igor Souza, que prestou atendimento durante o trajeto, a viagem foi tranquila, o paciente foi atendido pela equipe médica e seu quadro clinico é estável, até o momento.

Ala

A ala foi inaugurada no dia 12 de junho, com 10 leitos clínicos, específicos para o atendimento da comunidade indígena. A medida tem parceria do governo federal, e se volta para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados, conforme critérios previstos nos protocolos dos órgãos de saúde.

O secretário regional de Governo da região Oeste do Pará ressaltou que essa é uma demanda atendida, já que há a necessidade de um atendimento diferenciado, uma vez que os povos indígenas vivem de costumes, tradições e maneiras peculiares.

Texto: Ronilma Santos/SRGBA

Você pode gostar...