Inhangapi, Faro, Igarapé-açu, Prainha e Capitão Poço são os municípios que mais vacinaram a população no Pará

Segundo balanço de domingo (28), divulgado na página do Vacinômetro Pará, até o momento, as cidades que mais vacinaram são Inhangapi (88,04%), Faro (77,14%), Igarapé-açu (76,08%), Prainha (71,18%) e Capitão-Poço (69,69%). Até sexta-feira (26), o Pará recebeu 1.096.940 de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, e realizou um trabalho estratégico para distribuir as vacinas para todas as Regionais de Saúde do Estado.

“O Governo do Pará, por meio da Sespa, tem realizado um trabalho estratégico para distribuir as vacinas para todas as Regionais de Saúde do Estado e ficamos satisfeitos em ver que os municípios estão fazendo sua parte ao convocar a população para a vacina e divulgar os dados ao Ministério da Saúde”, afirma o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho.

A vacinação começou em janeiro deste ano no Pará e todos os 144 municípios já iniciaram a campanha para os grupos prioritários da primeira fase. “As doses enviadas são norteadas pelo Plano Estadual que está alinhado ao Plano Nacional de Vacinação, o PNI. Devido à baixa oferta das vacinas que vem sendo enviada aos estados, de acordo com a capacidade de produção dos laboratórios nacionais ou envio de fora do país. Em cada envio, é determinado um percentual de população a ser trabalhada e, a partir desse percentual, é calculado a quantidade equivalente a população de cada município paraense”, explica Bruno Pinheiro, diretor de Epidemiologia da Sespa.

As informações sobre as doses aplicadas na campanha de vacinação contra a Covid-19 são digitadas e enviadas pelas secretarias municipais de saúde ao sistema oficial do Ministério da Saúde, o SIPNI. A recomendação é que cada município tem até 72 horas, após a aplicação da dose, para cadastrar as informações. No sistema do MS são informados dados como o lote da vacina, data da imunização, categoria e grupo de atendimento, além do nome, CPF e número do cartão sus.

Para ratificar a transparência do processo, a Sespa acompanha se as doses enviadas aos municípios estão sendo usadas de maneira correta no público-alvo e divulga as informações do Ministério da Saúde, através do Vacinômetro com atualizações diárias e sempre às 14h.

Outro levantamento disponível na página mostra que 25 municípios paraenses já atingiram a vacinação em mais de 60% da população do público-alvo. O ranking completo das cidades e os índices de vacinação estão disponíveis no Vacinômetro. O cálculo para esse percentual considera o total de doses aplicadas pelo total de doses enviadas.

“A boa cobertura destes municípios está associada a uma adequada organização para execução da campanha de vacinação e digitação oportuna da informação no sistema. É importante frisar que esses são municípios de menor contingentes populacionais, ou seja, tem menos pessoas a vacinar, comparado as grandes cidades do Estado”, afirma Bruno Pinheiro. Por isso, para que o governo do Estado continue avançando na divulgação dos dados é fundamental a participação dos municípios.

Vacinas – Até sexta-feira (26), o Pará recebeu 1.096.940 de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. No total, foram dez remessas distribuídas da seguinte forma:

– 18 de janeiro: 173.240 doses da CoronaVac/Sinovac

– 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca

– 25 de janeiro: 29.200 doses da CoronaVac/Sinovac

– 06 de fevereiro: 64.400 doses da CoronaVac/Sinovac

– 24 de fevereiro: 98.200 doses sendo CoronaVac/Sinovac (37.200) e Oxford/AstraZeneca (61 mil)

– 03 de março: 67.000 doses da CoronaVac/Sinovac

– 10 de março: 61.600 doses da CoronaVac/Sinovac

– 17 de março: 117.400 doses da CoronaVac/Sinovac

– 20 de março: 286.000 doses sendo CoronaVac/Sinovac (102.000 mil) e Oxford/AstraZeneca (184.000 mil)

– 26 de março: 150.900 mil doses sendo CoronaVac/Sinovac (84.800 mil) e Oxford/AstraZeneca (66.100 mil).

Texto: Caroliny Pinho/Sespa

Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Você pode gostar...