Mais de 550 pacientes recuperados da Covid-19 têm alta do Hospital Regional de Castanhal

O trabalhador rural José Laíldon de Oliveira, 32 anos, morador de Ourém, Nordeste paraense, é um dos 557 pacientes recuperados da Covid-19 que já receberam alta do Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) desde o dia 04 de março, data de saída do primeiro paciente da unidade até esta quarta-feira (26). O Hospital reabriu para atendimentos de casos exclusivos da doença em 26 de fevereiro de 2021.

Com quase 50% do pulmão comprometido, José precisou ficar em observação na unidade durante três dias e voltou para a sua família na última segunda-feira (24). “É muita felicidade poder voltar pra casa, mesmo passando por dias de muita dificuldade. Fui muito bem atendido, os profissionais me deram muita atenção e cuidados para que eu pudesse voltar para a minha vida, com o amor dos meus filhos de 10 e 5 anos e da minha mulher, Fernanda”, afirma o trabalhador rural, que segue com o tratamento em casa.

O número de altas do HRPC, segundo o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Rômulo Rodovalho, é resultado do trabalho incansável das equipes da unidade. “Sabemos que ainda há muito a ser feito, pois a pandemia não acabou, mas cada alta dessas é uma vitória que deve ser comemorada, pois significa que um paciente pode voltar para sua casa e reencontrar sua família”, afirma.

De acordo com o boletim da Sespa desta quarta-feira (26), o Hospital está atendendo neste momento 88 pacientes, dos quais 45 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A taxa de ocupação do hospital é de 55%, sendo 39% de leitos clínicos e 90% de UTI.

O diretor Geral do Hospital Regional de Castanhal, Júlio Garcia, conta que o sentimento de alegria e satisfação pelo dever estar sendo cumprido é muito gratificante. “Em nome de todos os colaboradores, agradecemos ao Governador Helder Barbalho e à Sespa por disponibilizarem os recursos necessários para uma assistência hospitalar com segurança, humanização e qualidade. Juntos, venceremos essa batalha. Continue se protegendo e mantendo o distanciamento social”, reforça.

HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DE CASTANHAL  – O HRPC mantém 160 leitos disponíveis para casos de Covid-19 com o objetivo de aliviar a pressão sobre sistema de saúde da região e da capital.  A unidade não funciona no regime de portas abertas e atende apenas pacientes encaminhados via Sistema de Regulação Estadual.

Texto: Giovanna Abreu/Secom
Foto: Divulgação

Você pode gostar...