Municípios paraenses conquistam prêmios na 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

Farmacêutica Letícia Santana comemora a conquista de Rurópolis

Os municípios de Rurópolis, Abaetetuba, Canaã dos Carajás e Bragança saíram vencedores da 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS – 2019 do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), de 2 a 5 de julho em Brasília.

O objetivo da Mostra Brasil é mostrar o Sistema Único de Saúde (SUS) que funciona, incentivando, valorizando e premiando as experiências exitosas dentro do SUS. Nessa edição, contou com cerca de 500 trabalhos inscritos, dos quais 88 foram premiados. A entrega dos prêmios aconteceu durante a solenidade de encerramento do Congresso.

Rurópolis conquistou o 1º lugar do 2º Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Organização Mundial de Saúde (OMS), com o trabalho “Desbravadores dos SUS: redescobrindo cidadãos, promovendo o direito à Saúde”, de autoria da farmacêutica Letícia Carvalho Santana e coautoria de Renata Carolina Sousa Borges, Fernanda Jacqueline Teixeira Cardoso, Shayane Gabriela Araújo Matos, Jeane da Silva Facione e Rosicléia Freitas Borges, e apoio da secretária municipal de Saúde, Fernanda Cardoso. Esse trabalho também foi um dos premiados no tema “Atenção Básica”, concedido pelo Conasems, juntamente com o trabalho “Práticas Integrativas e Complementares na Atenção em Saúde Mental: a experiência de um Caps-AD na Região dos Caetés”, do município de Bragança, tendo como autora Lilian Carla Monteiro da Silva.

Abaetetuba conquistou o 1º lugar da região Norte, na Premiação por Região, com o trabalho “Projeto Menina do Laço de Fita: Integralidade do Cuidado na Garantia do Direito Sexual e Reprodutivo da População de Abaetetuba-Pará”, de autoria de Kellen da Costa Barbosa.

Já o município de Canaã dos Carajás venceu na Premiação por Estado, com o trabalho “Reorganização da Atenção Primária do Município de Canaã dos Carajás-Pará, através da Implantação do Acolhimento à Demanda Espontânea e Prontuário Eletrônico do Cidadão Integrado”, tendo como autora Eliana Pessoa do Vale.

O secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, ficou feliz com o esses resultados e parabenizou os gestores municipais pelas conquistas. “Parabéns a todas as equipes que se envolveram nesse processo. Juntos estamos comprometidos com a grande tarefe de promover profundas mudanças no Sistema de Saúde do Pará. Esses prêmios inspiram e estimulam todos em busca de melhores resultados”, disse o titular da Sespa.

Prêmios – O trabalho vencedor do 2º Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal ganhou duas viagens de estudo para conhecer uma experiência internacional de organização de rede de atenção à saúde, centrada na Atenção Primária, ou para participar de evento de âmbito internacional, a ser indicada pela OPAS/OMS. O melhor trabalho por região recebeu um cheque no valor de R$ 10 mil; o melhor por estado ganhou o direito de ser registrado em vídeo na 4ª temporada dos “Webdocs Brasil, aqui tem SUS” e os premiados por tema receberam medalhas e certificados.

Na ocasião também foram lançados o Catálogo e o Livro das Experiências Premiadas, referente à 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, promovida durante o Congresso do Conasems de 2018.

Texto: Roberta Vilanova (com informações do site do Conasems)