Nota de Informativa – Coronavírus

Quanto ao caso do paciente internado em um Hospital particular em Belém apontado como “suspeito de ser portador de Covid-19”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) tem a esclarecer que não há nenhum caso suspeito de Covid-19 no território paraense.

 

O paciente mencionado não se enquadra nos critérios de casos suspeitos definidos pelo Ministério da Saúde, e, portanto não foi incluído no devido boletim epidemiológico como tal.

 

Ainda sobre este caso cabe informar que às 14h25 horas dos dia 27/02/2020, o CIEVS/SESPA foi informado por profissionais da Vigilância em Saúde do município de Belém, de um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de um homem de 35 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos da América no dia 05/02/2020, passando pelas cidades de Miami e Nova York, com retorno a Belém no dia 15/02/2020.

 

No dia 21/02/2020 iniciou com os sintomas de síndrome gripal, procurando atendimento médico na manhã do dia 27/02/2020 com febre, desconforto respiratório, sendo classificado e internado no hospital como caso de SRAG.

 

À tarde o quadro do paciente se agravou e ele foi transferido ao isolamento do hospital.

 

Conforme estabelecido nos Protocolos, a Vigilância Epidemiológica Municipal realizou a investigação do caso e coletou amostras biológicas do paciente e as encaminhou ao Lacen, com suspeita inicial de SRAG.

 

Cautelarmente, se não for identificado o vírus causador desta síndrome respiratória dentre aqueles esperados para casos como este, a Sespa poderá determinar que a amostra seja utilizada posteriormente para a eventual identificação de Covid-19. Não o enquadrando, no entanto, como caso suspeito neste momento.

 

O paciente está sendo avaliando por um médico infectologista que atua em cooperação com as autoridades sanitárias do estado e município.

Tomaz Brito

Tomaz Brito - Funcionário do GT Contratos e Convênios SESPA

Você pode gostar...