Nota Informativa – Coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informa que tiveram resultado negativo para o novo coronavírus os exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) e Instituto Evandro Chagas, referentes aos pacientes do município de Ananindeua, F.S.F e W.P.S.J, sendo, portanto descartados como casos de Covid-19.

No dia 29 de fevereiro, o Lacen-PA recebeu amostras biológicas dos pacientes de Ananindeua que atendiam aos critérios de suspeita de Covid-19, ou seja, histórico de viagem para países com transmissão sustentada (Holanda, Alemanha, França, Itália, Portugal e Espanha), no período de 2 a 18 de fevereiro de 2020, apresentando sinais e sintomas como febre, dor de cabeça e coriza desde o dia 25 de fevereiro.

No dia 1º de março, as amostras foram analisadas pela Metodologia RT-PCR para Influenza conforme protocolo do Ministério da Saúde, tendo resultados negativos para Influenza A e Influenza B.

Na sequência, foram testadas no painel de vírus respiratórios também por RT-PCR para os vírus abaixo, tendo também resultado negativo para todos:

Adenovírus

Vírus Sincicial respiratório

Metapneumovírus

Rinovírus

Parainfluenza 1

Parainfluenza 2

Parainfluenza 3

A segunda amostra foi enviada para o Laboratório de Vírus Respiratórios do Instituto Evandro Chagas para análise específica para o novo coronavírus, sendo utilizado o protocolo de Charité (Berlim- Alemanha), conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O resultado foi negativo para Covid-19.

Tomaz Brito

Tomaz Brito - Funcionário do GT Contratos e Convênios SESPA

Você pode gostar...